Entrou uma abelha no carro. E agora?

03/08/2018

Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Inofensivos ou perigosos, os insetos são sempre um fator de distração para o condutor. Sobretudo quando se trata de uma abelha, ou vespa. Além de irritantes, estes “amigos voadores” podem picar e provocar uma reação alérgica, comprometendo a condução. Sendo assim, o que se deve fazer quando entra um inseto no carro?
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

Manter a calma

Não tenha pressa em “despachar” o inseto. Se entrou no carro e ainda não iniciou o seu percurso, então perca alguns minutos em desembaraçar-se do “bicho”. Mais vale prevenir antes de remediar e uma vez em circulação, a tarefa torna-se muito mais complicada.

Caso dê pela presença do inseto enquanto conduz, o melhor é encostar e parar o veículo. Se não for possível fazê-lo, baixe os vidros para que o inseto saia (na esperança que não entre mais nenhum).

Outra alternativa, consiste na diminuição da temperatura do ar condicionado. O frio irá entorpecer o inseto que ficará imediatamente quieto. Ao abrir a janela do carro, ele levantará voo, procurando uma fonte de calor.

Olhos na estrada, mãos no volante

Sofrer um acidente por causa de um inseto é completamente escusado. Por isso, mantenha as mãos no volante e tente ao máximo não deixar-se distrair. Procurar apanhá-lo em pleno voo só irá prejudicar a sua condução, já para não falar de que só irá assustá-lo, piorando a situação. E se se tratar de uma abelha ou vespa, então esta prática é complemente desaconselhada.

Se for picado por um destes insetos e estiver sozinho, procure assistência junto de uma farmácia, centro de saúde ou hospital. Caso esteja numa zona remota, pare numa estação de serviço.

Se estiver acompanhado, pare o carro e peça ao(s) passageiro(s) que sigam estes passos:

  • Remover o ferrão: É importante removê-lo o mais depressa possível, pois o ferrão permanece a injetar veneno ainda por 1 ou 2 minutos depois de se ter perdido da abelha.
  • Lavar: Deve limpar e desinfetar logo a área o mais rapidamente possível.
  • Frio: Deve aplicar na zona algo frio durante alguns minutos. Se não tiver água ou gelo consigo, procure qualquer superfície fresca.

Caso tenha dores, pode tomar um analgésico, como o paracetamol. Se se mantiver o prurido e a comichão intensa, pode tomar um anti-histamínico oral para aliviar.

Reação alérgica

Deve ter atenção às possíveis manifestações de alergia, como um grande inchaço na zona da picada, o aparecimento de manchas no corpo, respiração anormal ou vómitos. Nestes casos deve ir rapidamente para o hospital para ter a assistência necessária.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.