M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Muitos radares fixos têm a sua posição anunciada previamente. Mesmo quando não é o caso, os condutores que passam habitualmente numa via já sabem onde estes estão localizados. Em ambos os casos, a reação natural de um condutor que circula em excesso de velocidade em levantar o pé do acelerador e reduzir a velocidade até estar dentro do limite na via, evitando uma multa. Alguns metros depois, sai do campo de visão do radar e volta a acelerar à velocidade anterior, acima dos limites legais.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para contornar este comportamento óbvio, a Polícia da região espanhola de Navarra criou um novo mas simples sistema de radares para apanhar condutores desprevenidos, certificando-se que pode penalizar qualquer pessoa ao volante que tem o hábito de ultrapassar o limite de velocidade quando não há controlos. Este sistema, que consiste em colocar radares em cascata, foi testado durante o fim de semana de Páscoa, mas a Direção Geral de Trânsito ainda não divulgou os resultados. Dependendo do saldo financeiro, esta operação poderá ser usada na estrada outra vez.

E o que é um radar em cascata? É simples, basta colocar um radar móvel alguns metros após o radar fixo. No primeiro, o carro passa pelo radar fixo dentro do limite de velocidade, pelo que não é identificado. No entanto, um radar colocado alguns metros adiante, a partir do interior de um carro ou com um operador humano oculto, apanha o condutor a acelerar e já acima dos limites de velocidade permitidos na via. O condutor, como já vai descansado de ter passado pelo radar fixo, não espera novo controlo alguns segundos depois, não consegue assim escapar ao controlo das autoridades.