Estas são as multas que tiram mais pontos na carta

12/07/2023

Com o modelo em vigor desde 2016, as infrações cometidas ao Código da Estrada podem implicar a perda de pontos. Mas também passou a ser possível recuperá-los – no final de cada período de três anos, sem que tenha praticado contraordenações graves ou muito graves, ou crimes de natureza rodoviária, são atribuídos três pontos ao condutor, não podendo ser ultrapassado o limite de 15 pontos.

Acontece que, entre os que se perdem e os que se ganham, no topo do ranking das infrações que mais contribuem para a perda de pontos na carta estão três:

Condução sob o efeito do álcool

Conduzir com álcool no sangue é das infrações mais graves prevista no Código da Estrada e aquela que acarreta a maior perda de pontos na carta de condução. Dependendo da taxa de alcoolemia registada, o condutor pode perder até 6 pontos (além de coimas e sanções acessórias).

Condução sob a influência de substâncias psicotrópicas

Logo a seguir no ranking das infrações que tiram mais pontos na carta, a condução sob a influência de substâncias psicotrópicas, infração grave que resulta na perda de 5 pontos.

Não respeitar o sinal de STOP ou passar um vermelho

Não parar num sinal stop é uma infração grave que pode resultar na perda de 4 pontos na carta de condução. O mesmo para quem não respeitar um semáforo vermelho.