Verifique mensalmente a pressão dos pneus. A pressão incorreta representa cerca de 2 a 3% a mais no consumo, além de, claro está, diminuir a vida útil das ‘borrachas’.
Respeite os intervalos de manutenção. Anomalias no sistema de injeção, velas ou filtros podem elevar em 50% o consumo de combustível.
Aprenda a ler conta-rotações: mantenha o regime do motor abaixo das 3000 rpm.
Aprenda a usar a caixa de velocidades: não esgote as relações, use sempre que possível e mudança mais elevada.
Relaxe. Os estudos comprovam que uma condução mais económica depende em grande parte da atitude do condutor ao volante. Uma condução defensiva, moderada, para além de segura, ajuda-o a poupar.
Use o ar condicionado para conseguir uma temperatura agradável a bordo. E sempre que possível recorra à ventilação para manter o habitáculo fresco.
Muitos fabricantes já trocaram o tradicional pneu de substituição por muito mais maneirinhos (leves) kits de reparação. Sabe porquê? Porque todos os quilogramas contam! Guarde na garagem toda a carga inútil.
Se o seu automóvel não dispõe de sistema start/stop, faça-o você mesmo. Desligue o motor nas paragens superiores a 1 minuto.
Evite acessórios externos. Apêndices como as barras de tejadilho para o transporte de bicicleta devem ser usados apenas quando necessários. Penalizam a aerodinâmica do carro e, consequentemente, o consumo.
Em dias frios, não force o motor nos primeiros minutos de viagem. Ao desligar o carro, não pressione o acelerador.
Como diz o adágio popular, «no poupar é que está o ganho». Coloque em prática esta série de dicas bastantes simples que o vão ajudar reduzir na despesa com o combustível no final de cada mês.
São pequenos truques que se aprendem com facilidade. Por exemplo, escolha bem os seus trajetos, evitando as ruas com muito tráfego. Se viaja com regularidade para destinos desconhecidos não dispense os serviços de um GPS e escolha o melhor itinerário. Em viagem, procure manter uma pressão constante no acelerador, mesmo que isso significa uma ligeira diminuição de velocidade nas subidas. Utilize bem a caixa de velocidades. Tenha atenção ao conta-rotações, é uma boa ajuda: tente não ultrapassar as 2500-3000 rpm em motores Diesel e as 3000 rpm em motores a gasolina.
Mas há mais! Percorra a galeria para conhecer os 10 melhores truques de poupança.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.