Ligar o a/c ou abrir janelas, o que mexe mais com os consumos?

08/07/2023

Ar condicionado ligado ou janelas do carro abertas, qual é afinal a solução mais amiga da carteira?

Quando o calor é muito, o automóvel transforma-se num forno e a condução é influenciada pela redução dos níveis de concentração e destreza e com agravamento das sensações de irritabilidade e de impaciência da pessoa, mesmo nas mais curtas deslocações de todos os dias. De acordo com as autoridades, acima dos 37º C, o risco de acidente por incapacidade do condutor em reagir a situações emergência aumenta cerca de 30 por cento!

É nestes dias escaldantes que o ar condicionado do carro se transforma no melhor amigo do homem, dada a importância de manter um ambiente fresco e aprazível no habitáculo. Mas será a soluções mais amiga da carteira? A/C ou janelas abertas, o que funciona melhor para os consumos do automóvel?

Consumos aumentam 0,3 l/100 km
Além da segurança, o uso do ar condicionado não afeta a aerodinâmica do veículo, mas dependendo da potência selecionada o consumo de combustível pode subir entre 0,2 e 0,3 l/100 km. Ou seja, é verdade que o ar condicionado gasta combustível, pois para ativar o compressor do ar, se não conduz automóvel elétrico, é necessário retirar energia ao motor, aumentando o consumo sem aumentar a velocidade.

Já a resistência ao ar depende da velocidade e do tipo de carro que conduz, e existem automóveis onde a eficiência de cada método varia conforme as condições. Circular com as janelas abertas é um desses casos.

Os estudos revelam que em automóveis maiores, com uma maior superfície frontal, a resistência ao ar causada pela abertura das janelas não aumenta o consumo de combustível tanto como ligar o ar condicionado. Assim, é sempre preferível usar as janelas para refrescar o interior.

Em automóveis mais pequenos, mais desportivos, a superfície frontal é menor e a aerodinâmica mais eficiente. Aqui, qualquer interferência no fluxo de aumenta mais o consumo do que simplesmente ligar o ar condicionado, pelo que tem uma melhor eficiência de combustível com os vidros em baixo.

Claro que a velocidade tem grande influência sobre a resistência aerodinâmica. Por isso, baixar as janelas quando se circular em cidade consome menos combustível do que ligar o ar. Em viagens a alta velocidade, a resistência causada pelas janelas abertas aumenta, causando turbulência, tornando preferível usar o ar condicionado.

No meio está a virtude

Conclusão: o ar condicionado é inimigo dos consumos baixos, mas, como vimos, é importante que não circule de janelas abertas a velocidades cruzeiro mais elevadas, pois estará a penalizar muito a eficiência aerodinâmica do carro.

A alta velocidade, o ar que entra pelas janelas aumenta o arrasto do carro ao interromper o fluxo aerodinâmico (lembre-se que tudo nas linhas do carro foi pensado para obter um determinado efeito aerodinâmico), obrigando a um maior esforço do motor, logo a um maior consumo de combustível.

Fazendo uma gestão inteligente do sistema de ar condicionado do carro podemos atingir uma poupança na ordem dos 10 a 20%.