Stellantis Pro One: à conquista do mercado profissional, um veículo comercial de cada vez

27/04/2024

Numa estratégia com o objetivo de dominar o mercado global, onde as vendas dos seus furgões comerciais já valem 70%, a Stellantis, criou no final do ano passado a unidade de negócio Pro One, que junta quatro marcas do grupo sob o mesmo teto para o mercado nacional.

 

As viaturas comerciais são o local de trabalho onde os profissionais dos mais variados setores passam mais tempo, e atualmente os seus níveis de conforto e facilidade de utilização têm de ser tão bons quanto os dos automóveis particulares. Para além disso não são imunes à pressão para serem cada vez menos poluentes e adotarem novas fontes energéticas. Nesse sentido, todas as marcas introduziram atualizações estéticas e funcionais em todos os seus 12 modelos.

Muitas vieram diretamente dos automóveis como é o caso da Peugeot onde encontramos na sua gama de comerciais ligeiros os 100% elétricos Peugeot E-Partner, E-Expert e E-Boxer com a integração do i-Cockpit que inclui um ecrã de infoentretenimento tátil de 10 polegadas. Ou a Opel que adotou o sistema de iluminação Intelli-Lux LED Matrix Light para os renovados furgões Combo, Vivaro e Movano com um design atualizado e um habitáculo mais funcional.

Existem soluções transversais às marcas e modelos, como a doca para colocar o smartphone, os 21 Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), ou o espelho retrovisor interior digital que utiliza uma câmara para mostrar o que se passa na traseira do veículo. Mas no Berlingo, a Citroên estreia os bancos Advanced Comfort, extensíveis ao resto da gama. Já na Fiat Professional, o destaque vai para a nova E-Ducato com bateria de 110 kWh, e autonomia até 420 km em ciclo WLTP. Continua a liderar o mercado das conversões para auto-caravanas e oferece a maior capacidade de carga do segmento, até 17 metros cúbicos. Ainda na Fiat, o modelo Scudo estreia a solução Magic Cargo, que permite aumentar a área de carga até 3,67 m na versão standard, até ao máximo de 4,02 m na versão Maxi.

Na apresentação da estratégia da nova unidade de negócio, onde o Motor24 esteve presente, em Rüsselsheim, na Alemanha, Luca Marengo, responsável de produto da Stellantis Pro One, explicou que “A oferta de soluções multienergia é mais flexível para o cliente, pois permite uma transição mais fácil mesmo quando é preciso adaptar o veículo.”

 

As conversões para adaptação às necessidades do negócio do cliente representam 50% das vendas. São uma parte fundamental do negócio e a Stellantis quer que sejam cada vez mais feitas nas suas fábricas. Desta forma evita que o veículo tenha de ir para as instalações dos parceiros, poupando tempo precioso na entrega aos clientes.

No futuro, a faturação proveniente da digitalização com os serviços conectados será tão importante como a venda dos veículos. São esperadas receitas na ordem dos 5 mil milhões de euros com ferramentas de gestão de frotas como o “My Tasks”, que permite gerir em tempo real a atribuição de tarefas, e a atualização do estado entre o gestor de frotas e os condutores no terreno, através da unidade de infoentretenimento integrada no veículo.

Para a Stellantis, o Hidrogénio já não é um projeto, é uma realidade com a disponibilidade imediata da tecnologia de células de combustível de hidrogénio nos furgões de maiores dimensões, oferecendo autonomia até 500 quilómetros, demorando apenas cinco minutos para reabastecer.

Portugal faz parte da estratégia da Stellantis Pro One, onde serão também produzidos os quatro furgões compactos BEV na fábrica de Mangualde. Serão disponibilizados com baterias de 50 ou 75 kWh de energia e até 350 km de autonomia.