Líquido limpa-vidros. Qual usar no seu carro?

16/07/2023

A maior parte da informação chega ao condutor através do vidro dianteiro do carro, onde também são colocados vários sensores importantes para a segurança na condução, e por isso é tão importante a limpeza do para-brisas. No verão, mais do que nunca, um cocktail de insetos, com a poeira ou a areia das praias e as altas temperaturas, dificulta sobremaneira essa missão.

Escovas em bom estado garantem uma limpeza rápida e evitam perigos desnecessários. E o nível do reservatório da água deve ser verificado com frequência para evitar que o líquido acabe em situações críticas. Com uma agulha fina direcione os pequenos orifícios do esguicho, de modo a que os jatos de água atinjam exatamente as áreas onde a visibilidade é mais importante, à altura dos olhos do condutor. Quanto ao líquido limpa-vidros, há várias alternativas e variam consoante o resultado que pretende e o dinheiro que quer gastar.

Uma alternativa mais económica consiste em adicionar uma pequena quantidade de detergente doméstico no recipiente com a água – não utilizar produtos com álcool como líquido do limpa para-brisas, uma vez que ataca a borracha do fio da escova.

Líquido de limpeza hidrofóbico

Os líquidos para limpeza de para-brisas com tecnologia hidrofóbica, capaz de gerar pequenas gotas de água que deslizam rapidamente pelo vido, otimizando a visibilidade em condições climáticas adversas. Mas a tecnologia também funciona para remover com eficácia manchas de lama, mosquitos e outros tipos de sujidade, além que também costumam oferecer proteção anticongelante para evitar que a humidade se solidifique em temperaturas muito baixas.

Pastilhas de limpeza

Outra solução diferenciada são as pastilhas, que produzem até 50 litros de líquido com anticongelante.

São uma solução muito económica, de fácil armazenamento e ecológica, uma vez que boa parte das pastilhas no mercado são biodegradáveis, sem fosfatos. Basta introduzir uma pastilha no depósito do seu automóvel. Depois só tem de encher com água da torneira (as pastilhas têm um tratamento anticalcário). Em 10 minutos as pastilhas estarão totalmente dissolvidas sem deixarem resíduos.

Limpa-vidros

O mesmo produto que você usa para limpar os vidros de sua casa pode ser uma boa alternativa para o para-brisas do carro. Afinal, este produto foi projetado justamente para limpar e cuidar do vidro e funciona igualmente bem com as escovas do automóvel.

Contra insetos

Nas lojas de acessórios há produtos para remover os insetos que ficam mais agarrados. Melhor, se houver uma torneira nas redondezas: basta pequena aplicação de champô, deixar passar alguns minutos e retirar os restos de insetos. Atenção aos referidos produtos: podem ser agressivos e danificar a pintura e os plásticos mais sensíveis. Assim, o tempo de aplicação para fazer efeito não deve ser muito longo.

Água com limão

As frutas cítricas também têm propriedades muito boas como limpadores de superfícies como vidros, facilitando muito a remoção da sujidade, insetos ou gordura, independentemente da temperatura. E o melhor de tudo, é totalmente natural.

Limpo por fora e por dentro

Por fora são os mosquitos, por dentro as poeiras, os resíduos de areia e gordura dos protetores solares que ficam nos dedos e, depois… por todo o habitáculo. Completa a limpeza no exterior, dedique agora atenção à parte de dentro do para-brisas, cubra os plásticos do tablier para os proteger dos borrifos do produto de limpeza de vidros. E use um pano bem limpo e de preferência de microfibras, mais eficazes na remoção da sujidade. Em vez de borrifar o produto de limpeza diretamente no vidro deve fazê-lo no pano, garantindo que não espalha produto pelo ar e nos plásticos do habitáculo. Garanta que não resta nenhuma mancha de gordura ou nenhum canto por limpar. Desta forma também está a certificar-se que o trabalho do ar condicionado fica mais fácil, rápido e eficaz, sem obstruções.