O controlo de velocidade na cidade de Lisboa vai apertar em breve com a instalação de 41 radares em diversos pontos da capital. A ideia é incrementar a segurança na cidade e apanhar mais infratores ao Código da Estrada, com dispositivos tecnologicamente mais avançados que permitem a medição de velocidade em várias vias em simultâneo com precisão.

De acordo com a SIC, a autarquia lisboeta adquiriu 41 novos radares de velocidade, tendo sido já instalados 13, que se encontram em fase de testes. Dos novos aparelhos, 21 vão substituir os que já estão em funcionamento em Lisboa, instalados anteriormente, que dispõem de tecnologia menos avançada, enquanto os restantes serão montados em novos locais.

A fabricante destes novos radares, a Jenoptik, garante que os seus dispositivos de modelo TraffiStar SR390 conseguem detetar infrações de velocidade em várias vias de uma mesma faixa de rodagem, mesmo em sentidos opostos. Consegue-o recorrendo a+o princípio de doppler, conseguindo registar dados de velocidade, distância e posicionamento.

A SIC aponta ainda que já está instalado igualmente o radar da PolCam Systems GmbH, que pode controlar a velocidade de até 32 veículos em simultâneo em múltiplas vias de trânsito.

Os novos radares poderão ter ainda a capacidade de registar infrações como o desrespeito pelos semáforos vermelhos ou passagens por cima de traços contínuos, embora a estação de televisão adiante que aquelas funcionalidades não estarão ativas por falta de regulamentação

Ainda não existe uma data concreta para a entrada em funcionamento destes aparelhos, mas acredita-se que até ao final do ano os mesmos estarão a autuar.