Localizadores. Porque deve instalar um no carro?

01/07/2023

Os localizadores são dispositivos muito úteis na gestão de frotas de empresas, mas são cada vez mais uma segurança para particulares, por permitirem a localização de veículos em caso de roubo.

Estes dispositivos funcionam geralmente com base num sistema recetor de GPS associado a equipamento de comunicação GSM (telemóvel) que pode ser acionado de modo autónomo pelo sistema de alarme ou à distância, em qualquer lugar com cobertura das redes móvel, transmitindo o posicionamento do veículo (em coordenadas ou visualização em mapa num PC ou telemóvel) de forma contínua ou quando solicitado.

Alguns equipamentos mais sofisticados acrescentam funcionalidades várias, permitem, por exemplo, conhecer as velocidades de deslocação, paragens e arranques do motor, mas também oferecem a capacidade de intervir sobre a mecânica. Como? Imobilizando o veículo mesmo em marcha, quando este circula a baixa velocidade.

Outras versões de topo já admitem programação para atuar em situações de emergência, avaria, acidente ou doença súbita, transmitindo a localização para números pré-definidos ou facultar indicações complementares da localização de oficinas, polícia, bombeiros ou hospitais nas proximidades.

Os dispositivos são colocados em locais discretos do veículo, sem antenas ou fios visíveis, podem ser autónomos em energia e apenas requerem cartão SIM dedicado de qualquer operador.

Todos os aparelhos com certificação podem ser instalados sem nenhum tipo de restrição legal, possibilitando ainda, em casos específicos, uma possível redução nos prémios de seguro contra roubo.