O airbag do carro tem validade? Qual o prazo para a manutenção?

05/02/2023

Não existe um prazo de validade para um automóvel, mas a maioria dos componentes essenciais têm um limite de duração. Está o airbag do seu carro em risco de caducar?

A par do cinto de segurança, os airbags são o elemento de segurança passiva mais importante dos automóveis modernos. Esta almofada de ar pode significar a diferença entre a vida e a morte, abrindo-se quase instantaneamente em caso de colisão a uma determinada velocidade. Mas será que os airbags podem avariar? Será que necessitam de manutenção regular?

A resposta varia. Nos modelos mais recentes, a substituição do airbag não é um problema. Fora uma avaria indicada pela luz de airbag, os sistemas de ignição do airbag, ativados num acidente, já são robustos o suficiente para funcionar sem problemas muito além da vida útil de um automóvel. Estudos recentes indicam que o sistema de airbag de um automóvel moderno deve permanecer intacto durante mais de 25 anos.

Contudo, nos modelos mais antigos, construídos no final dos anos 90 ou na viragem do milénio, muitas marcas recomendam substituições após 10 ou 15 anos, um valor indicado no manual de instruções do seu carro.
Substituição obrigatória

Quando se liga a luz de airbag no painel de instrumentos, significa que existe uma avaria com o sistema que ativa o airbag. Deve dirigir-se o mais depressa possível a um mecânico autorizado para receber o problema. Além da questão da segurança, o seu automóvel será reprovado na inspeção se passar duas inspeções sem reparar a avaria.

No caso de ter sofrido um acidente ao volante do seu carro, já pode ter ativado o airbag. Se reparar o volante sem substituir o airbag, a luz de problema no airbag vai ficar acesa. Novamente, além de estar a ignorar a sua segurança, também será reprovado na inspeção.

A substituição do airbag, sempre em oficina certificada, terá um custo a rondar os 1000 euros, embora os valores variem muito de acordo com a marca e o modelo.