Quando as estradas e autoestradas são ameaçadas pelas chamas, sabe como atuar?

Os incêndios florestais têm consequências desastrosas, atendendo a que, muitas vezes, os mesmos deflagram sem que ninguém registe o momento do seu início, e também à sua enorme imprevisibilidade no terreno, sobretudo com tempo muito quente e seco e algum vento à mistura.

Frequentemente, as estradas e autoestradas portuguesas são também ameaçadas pelas chamas, muito antes da chegada das autoridades para encerrar a circulação no troço.

Sabe como reagir se vai na estrada ao volante e depara com as chamas, ou nas proximidades, já com fumo intenso?

A Associação de Proteção Civil (APROSOC) lança o alerta para este verão.
Caso esteja a conduzir um veículo automóvel e seja surpreendido por um incêndio rural, mantenha as luzes ligadas para ser visto e melhorar a visibilidade no fumo, afaste-se o mais possível das chamas e não arrisque passar sem visibilidade do outro lado, pois pode deparar-se com árvores ou outras obstruções.
Em caso de emergência ligue 112 ou em alternativa de recurso 117 ou para o número da corporação local de Bombeiros (tenha o número das corporações da área memorizados no telemóvel).

Tenha sempre presente a possibilidade de não existir rede de telemóvel na área.
Também o ACP compilou uma lista de sugestões que funcionam como espécie de manual de sobrevivência para quem é surpreendido pelas chamas em viagem de carro:

1. Mantenha a calma, só assim vai tomar as decisões mais acertadas nesta situação de muito perigo.

2. Face à aproximação a uma zona com muito fumo, feche as aberturas do carro: janelas e aberturas de ventilação devem estar fechadas ao conduzir numa zona de incêndio. Evitará inspirar os gases e partículas de fumo prejudiciais à saúde. Se o veículo está equipado com ar condicionado, deve ativar o modo de recirculação.

3. Redobre a atenção na condução. Deve estar preparado para encontrar peões ou animais na estrada em fuga.

4. Mantenha a marcha. Por muito que tentação seja regressar em sentido contrário para fugir ao fogo, nunca o faça em contramão, pois o risco de acidente grave é imensamente maior. Lembre-se que no seu sentido circulam outros veículos sem visibilidade e alguns em marcha de urgência, a toda a velocidade.

5. Faça-se ver: ao conduzir numa zona de incêndio, de visibilidade normalmente reduzida, deve ligar as luzes do veículo.

6. Saiba como e quando parar! Apesar do impulso ser conduzir para fora daquele local o mais rápido possível, pode ser que não haja alternativa e não consiga conduzir numa zona de incêndio. Aí tem de parar. Faça-o junto a estruturas sólidas que permitam bloquear a passagem do fogo ou áreas já ardidas, longe de árvores ou de vegetação.

7. Mantenha o motor em funcionamento, mesmo que se encontre parado, e permaneça no interior do veículo. Mesmo que o fogo o circunde, estará sempre mais seguro do que no exterior, pois a temperatura no interior, ainda que aumente, será menor.

8. Deite-se abaixo do nível das janelas e cubra-se, se possível com um cobertor ou roupa de lã. Os produtos sintéticos nunca devem ser usados como proteção, pois podem queimar. Se tiver água, molhe um pano e respire através dele.

Ajude a proteger o maior número de familiares e amigos, partilhe este artigo.

Fontes: ACP; APROSOC