O truque para nunca falhar o cinto de segurança

19/09/2023

A utilização do cinto de segurança é obrigatória e uma das medidas mais eficazes para minimizar o risco de lesões graves em acidentes de viação.

Só o cinto de segurança impede que o ocupante do veículo seja projetado em caso de embate violento. Há estudos que comprovam que a correta utilização deste dispositivo reduz em 40% o risco de acidente fatal em passageiros adultos que viajam no banco da frente e entre 30% a 45% em passageiros adultos que viajam no banco traseiro do automóvel. E nenhum dos sistemas complementares do veículo o substitui na totalidade.

Mas apertar simplesmente o cinto pode não bastar, é fundamental ajustá-lo corretamente. Viajar mal sentado no banco também aumenta os riscos de lesão grave, e o truque é garantir que não existe o perigo de submarinagem, que é o termo usado para quando a pessoa escorrega por baixo do cinto, podendo magoar a região cervical e até o pescoço.

O encosto do banco deve estar regulado em posição mais vertical possível, para que o cinto encoste corretamente ao ombro; a banda inferior do cinto deve passar sobre a linha da cintura, sempre abaixo do abdómen (muito importante nas grávidas); a banda diagonal deve cruzar o peito (tórax) assentando na zona do ombro em direção ao ponto de ancoragem.

As pessoas que viajam com o cinto colocado, mas solto, por exemplo para aliviar a pressão sobre a roupa, estão a correr riscos desnecessários: em caso de acidente, o dispositivo ativa-se demasiado tarde, não protegendo eficazmente. Uma pequena folga pode fazer a diferença, para pior!

Sobre a importância de viajar com o cinto de segurança deve também aprender a contrariar alguns mitos:

– «O meu automóvel tem sistemas de segurança ativa»: Nenhum dispositivo na lista de equipamentos dos automóveis modernos substitui o cinto de segurança. Ao contrário, todos os sistemas são complementares. Só o cinto de segurança impede que o ocupante do veículo seja projetado em caso de embate violento.

– «É já ali, não preciso colocar o cinto»: A estatística mostra que é precisamente o oposto; a maior efetividade do cinto de segurança regista-se a baixas velocidades. Perceba que se embater num objeto parado à velocidade de apenas 20 km/h, o seu peso corporal multiplica-se por 15!

Para além de obrigatório, o uso do cinto de segurança em cidade é fundamental em qualquer momento da condução, mesmo dentro das pacatas localidades.

Basta perceber que a 50 km/h, um embate frontal pode ser fatal.

– «Em caso de acidente, salvo-me se for cuspido do automóvel»: Quando uma vítima é projetada para fora do automóvel as probabilidades de sofrer uma lesão medular aumentam 1300%…