Os óculos de sol devem ajustar-se às necessidades, seja para a prática desportiva em condições extremas ou para conduzir no dia-a-dia. E nem todos servem…

De acordo com os estudos de sinistralidade, 5% dos acidentes acontecem por encadeamento ao amanhecer ou ao anoitecer – 20% destes sinistros correspondem a colisões no carro que segue à frente ou a saídas da estrada. A utilização de óculos de sol pode ser a dica mais comum e fácil para evitar riscos de acidentes pela “cegueira temporária” causada pelo excesso de luz na estrada, sobretudo em situações de sol baixo. Mas sabia que nem todos os óculos são indicados para conduzir?

“Num dia com luz solar muito intensa, os níveis elevados de luz tendem a saturar a retina e, por isso a diminuir os níveis de sensibilidade ao contraste. A função dos óculos de sol é, assim, devolver à retina o nível máximo de sensibilidade ao contraste, eliminando o excesso de ‘ruído’”, explica Álvaro Sá, oftalmologista no Hospital Lusíadas Porto.

Mas nem todas as lentes coloridas são adequadas para conduzir, pois algumas cores podem afetar a sua capacidade de ver os sinais de trânsito ou os semáforos.

De acordo com os especialistas da Zeiss, fabricante alemão que é uma referência na produção de equipamentos óticos, no mercado existem quatro categorias de lente, sendo que a classificação máxima – categoria 4 – não é aconselhada para a condução de veículos.

Estas lentes estão desenvolvidas para filtrar até 92% da luz visível, sendo que existem algumas marcas que ultrapassam até este nível de opacidade. São, portanto, para aplicações específicas e condições extremas como caminhadas em glaciares.

Para conduzir no verão, o mais recomendável é o nível três, que protege a visão em dias mais solarengos. Os cristais polarizados são especialmente recomendados para conduzir, porque eliminam quase totalmente os reflexos que os raios de sol geram nas superfícies planas, como são os sinais de trânsito.

As lentes fotossensíveis garantem uma visão nítida e a transição entre espaços e situações de grande luminosidade e locais mais escuros. Mas cores com mais de 25% de absorção de luz (categoria 2 ou acima) também não são adequadas para conduzir à noite.

Proteção UV indispensável

De acordo com aquele especialista, também deve ter o cuidado de investir em óculos de sol com proteção contra os raios UV. Os seus olhos vão ficar secos rapidamente se estiver continuamente em esforço. Escolha sempre óculos de sol homologados e etiquetados com o símbolo CE.