Ora chove, ora faz sol. Pneus de inverno ou de verão, qual a melhor opção?

24/09/2023

Com a chegada de condições climatéricas mais adversas, as estradas ficam sempre muito menos seguras. Serão os pneus de todo o ano o “calçado” certo para enfrentar este inverno?

As estações do ano estão cada vez mais instáveis e as condições climatéricas mais difíceis de prever. Embora não pareça, o calendário diz-nos que o verão já acabou, seguindo-se meses de mais frio e com muita chuva, que também tende a aparecer com mais força e em episódios cada vez mais extremos e devastadores. E com a chegada de condições climatéricas mais adversas ao trânsito automóvel, as estradas ficam sempre muito menos seguras. Serão os pneus de todo o ano o “calçado” certo para enfrentar o inverno?

Deve trocar os seus pneus?

Os especialistas da Continental aconselham a utilização de pneus de verão durante as estações mais quentes, onde as temperaturas sobem acima dos 7°C. “Em Portugal, é extremamente provável que tenha este tipo de pneu montado no seu veículo. Eles oferecem aderência elevada em estradas secas e molhadas através dos seus compostos e design de piso dedicados. Os pneus de verão também oferecem elevada estabilidade em curvas e excelente desempenho de quilometragem em temperaturas amenas. Isto significa que é possível conduzir o seu carro com confiança em estradas secas e molhadas durante os meses mais quentes”, explica o fabricante, lembrando, no entanto, que os pneus de verão não são adequados para as condições de inverno intenso (com neve e lama).

O calçado adequado à ocasião

De acordo com a Continental, se conduz em regiões cuja temperatura no inverno desce abaixo dos 7°C (acompanhada de neve e lama) com regularidade, deverá considerar a troca para pneus de inverno. Os pneus de inverno oferecem uma ótima performance em condições invernosas, desde neve e gelo até estradas molhadas e frias. Eles fornecem um desempenho de travagem aprimorado em condições de neve e gelo e apresentam um desenho de piso mais profundo, para melhor tração na lama e neve.

Outra razão pela qual são tão eficazes é que são feitos de um composto de borracha especialmente desenvolvido para permanecer macio e flexível em baixas temperaturas, para melhor controlo do veículo. Mas não é aconselhável usar pneus de inverno num clima quente; este composto mais macio desgasta-se mais rapidamente no asfalto seco e precisará de ser substituído mais cedo.

O melhor de dois mundos

No catálogo da generalidade dos fabricantes de pneus existe uma variedade de opções All Season, ou todas as estações se preferir. São pneumáticos desenvolvidos para garantir bom desempenho durante todo o ano, para uma grande variedade de superfícies e condições climáticas. Sempre que exista a possibilidade de conduzir na neve, certifique-se que a escolhe um pneu que traz no flanco a inscrição M+S (Mud e Snow), que significa que este é um equipamento que está adaptado à condução na lama e na neve. As suas vantagens em temperaturas baixas e aderência precária são reais, mas se pensa aventurar-se na estrada em condições climatéricas mesmo muito adversas, a utilização de pneus específicos para o inverno não deve ser equacionada, mesmo que implique esforço financeiro acrescido de ter quatro pneus para as estações frias e outros tantos para o resto do ano.