A única maneira confortável de nos livrarmos da camada de gelo no para-brisas é esperar que derreta, quentinho, no interior do carro. Mas quando não há tempo a perder, use o truque caseiro divulgado nas televisões por um meteorologista americano. Funciona.
As baixas temperaturas dos últimos dias têm trazido alguns problemas com que os automobilistas portugueses que não estão habituados a lidar: o gelo acumulado no para-brisas do carro pela manhã é um deles. Obstáculo nada bem-vindo, especialmente para o habitual contrarrelógio casa-escola-trabalho.
A única maneira confortável de o resolver é fazer derreter a camada de gelo no interior do carro, mas para quem não dispõe de veículo equipado com sistemas de para-brisas climáticos ou desembaciador elétricos, que usam condutores de calor como a prata, em tamanho milimétrico, com uma corrente de baixa potência, para descongelar e desembaciar o vidro, a solução é ‘dar ao braço’.
A climatização e o ar condicionado, direcionando o ar quente diretamente para o vidro, cumpre o mesmo efeito, mas só é uma boa solução para quem não tem pressa e está disposto a esperar alguns minutos com o motor do carro ligado.
Outra hipótese é recorrer a uma espátula para raspar o gelo do vidro. É uma ferramenta que os portugueses que habitam em regiões de clima mais ameno não estão habituados a transportar no carro, mas que é fácil de encontrar à venda em qualquer loja de acessórios. A operação não é propriamente rápida, dependendo da quantidade de gelo acumulado, e obriga a puxar pelos músculos…
Solução rápida do homem do tempo
Mais fácil e rápido do que tudo isto, é o truque partilhado por um meteorologista americano na televisão, que consiste na aplicação de uma mistura caseira de água e álcool. A solução, usada diretamente na camada de gelo que cobre os vidros, derrete rapidamente o gelo, facilitando muita a sua remoção. Junte 1/3 de água com 2/3 de álcool Etílico num pequeno pulverizador, que será o seu melhor aliado das manhãs mais frias de inverno.