Os pneus do carro não têm validade, mas como qualquer componente do veículo o seu tempo de vida é limitado, e começa a contar a partir do momento da sua instalação. Os especialistas estimam que as borrachas de qualidade começam a perder as suas propriedades originais após ou 40/50 mil quilómetros (ou cinco anos), comprometendo a partir daí a sua eficácia, nomeadamente a aderência e capacidade de drenagem na condução à chuva. Contudo, lembre-se que a durabilidade de um pneu depende sempre do tipo de utilização, o estilo de condução e a natureza dos percursos.

Independentemente da quilometragem ou do tempo de utilização de um pneu, o desgaste é tão ou mais importante. Isto porque os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros, sendo que a legislação portuguesa aponta para uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Abaixo desse limite, arrisca-se a uma multa no caso de verificação pelas autoridades. Por conseguinte, também não passará na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).

Como evitar o desgaste prematuro dos pneus do seu carro? A Michelin fornece três dicas simples:

1. Verifique a pressão dos pneus com regularidade

Pneus com pressão insuficiente causam um desgaste prematuro dos pneus. Como um pneu perde naturalmente algum ar ao longo do tempo, recomendamos verificar a pressão uma vez por mês para os pneus montados (e uma vez por ano para o pneu sobressalente).

Para além do desgaste dos pneus, conduzir com pressão insuficiente nos pneus implica maiores custos com combustível, porque os consumos do automóvel vão aumentar.

Os pneus com demasiada pressão também estão sujeitos a um desgaste prematuro. Por isso, é importante ajustar a pressão dos pneus de acordo com as recomendações do construtor.

2. Evite impactos

Quando conduz sobre um lancil, um buraco ou uma lomba de controlo de velocidade, provoca um impacto que pode acelerar o desgaste dos seus pneus.

Na realidade, o impacto num ou mais pneus pode afetar a geometria do veículo e causar o desalinhamento da direção. A consequência? Desgaste irregular dos seus pneus que vai levar a uma substituição prematura.

3. Armazene corretamente os seus pneus de verão/inverno

Se alternar entre pneus de verão e de inverno, é importante que os pneus não usados sejam armazenados num local limpo, arejado e protegido das condições climatéricas para os preservar.

As temperaturas extremas também provocam o envelhecimento da borracha. Em lugar de expor os pneus a temperaturas demasiado elevadas ou baixas, escolha um local temperado, longe da exposição solar direta.

Fonte: Michelin