https://twitter.com/DGTes/status/1576973875472130048?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1576973875472130048%7Ctwgr%5Efb7c8a368e65e59d07c1596fd6d0d15c5389b103%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fperiodismodelmotor.com%2Fdgt-consejos-para-ahorrar-500-euros-en-gasolina%2F355230%2F
As nossas dicas de poupança são 10:
1.Use as janelas para poupar
Em alta velocidade, o ar que entra pelas janelas aumenta o arrasto do carro ao interromper o fluxo aerodinâmico (lembre-se que tudo nas linhas do carro foi pensado para obter um determinado efeito aerodinâmico), obrigando a um maior esforço do motor, logo a um maior consumo de combustível.
2.Ar condicionadoO ar condicionado é inimigo dos consumos baixos, mas, como vimos, é importante que não circule de janelas abertas a velocidades cruzeiro mais elevadas, pois estará a penalizar muito a eficiência aerodinâmica do carro. Fazendo uma gestão inteligente do sistema de ar condicionado do carro podemos atingir uma poupança na ordem dos 10 a 20%.
3.Não descure a manutenção
A manutenção garante as boas condições de funcionamento do motor, dos sistemas de apoio e componentes. Se não tiver o cuidado de respeitar os períodos recomendados pelo fabricante para manutenção, dificilmente conseguirá manter a boa saúde do motor o que invariavelmente resulta em consumos desnecessários. Por isso não adie a ida à oficina.
4.Pneus em bom estado
5.Troque de mudança no tempo certo
Saber controlar a caixa de velocidades corretamente implica ter a noção de que a primeira serve apenas para por a viatura em movimento e que, percorridos alguns metros, convém meter a segunda. Se “esticar” muito as rotações do motor e não fizer a passagem de caixa no tempo ideal, aumenta o consumo. Muitos dos novos modelos têm já um aviso que indica quando deve fazer a passagem de caixa.
O regime ideal de funcionamento para motores Diesel está entre as 2500-3000 rpm; 3000 rpm nas mecânicas a gasolina. É esta a referência que não quer perder de vista, com a ajuda da caixa de velocidade. Engrenar uma mudança mais elevada sempre que se justifique.
6.Tire partido da inércia
Em estrada aberta, a velocidade deve ser moderada, tendo em conta que, acima dos 100 km/h, cada 10 km/h equivalem a uma redução de 10% na eficiência do consumo.
7.Deixe de acelerar
No inverno, os componentes internos do motor levam mais algum tempo a atingir a temperatura ótima para funcionamento, mas se pensa que aquelas pisadelas enérgicas no pedal do acelerador ajudam a aquecer o motor mais rapidamente, está enganado. Os motores modernos não necessitam dessa ‘artimanha’, bastando arrancar de forma e conduzir tranquilamente nos primeiros quilómetros. Assim, evita gastos com o combustível e despesas de eventuais problemas com o motor.
8.Utilizar os pedais com suavidade
9.Desligue o motor
Tire partido do sistema start-stop do motor. Nas viaturas que não disponham daquele dispositivo, desligue o motor sempre que prevê que estará parado mais de 30 segundos. Dez segundos ao ralenti consome mais combustível do que o arranque do motor.
10.Poupe na bagagem
Suprimir peso desnecessário. Por cada 100 kg a mais, o consumo de combustível sobe, no mínimo, 2%.
Parece pouco, mas, tudo somado, acredite que vai notar a diferença no orçamento anual.
