Preços dos combustíveis sobem pela nona semana consecutiva

21/05/2018

Abastecer o automóvel volta a ficar mais caro a partir de hoje, uma vez que os preços dos combustíveis aumentam hoje pela nona semana consecutiva. O aumento ronda os dois cêntimos e os dois cêntimos e meio, com o preço médio da gasolina 95 a ir para os 1,60€ e o do gasóleo a ficar no 1,45€.

O ano tem ficado marcado por aumentos sucessivos no preço dos combustíveis, com o mercado nacional a cotar-se como um dos mais caros em toda a Europa, sobretudo atendendo à elevada carga fiscal que o Estado coloca nos combustíveis. Este aumento de mais dois cêntimos no preço dos combustíveis é justificado com o aumento dos preços do barril do petróleo e dos produtos refinados.

Para encontrar preços tão elevados na bomba de combustível, é preciso retornar a 2014, ano em que o barril do petróleo Brent, que serve de referência para os preços em Portugal, teve um preço médio de 99,03 dólares. À data presente, o barril de petróleo Brent está com um preço em redor de 78 dólares, sendo também preciso notar que depois de um pico mínimo em meados do ano passado, nos 44,35 dólares, o custo do petróleo tem vindo a escalar até aos atuais 78 dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.