Já em contagem decrescente para a chegada do verão, é a altura certa para garantir que o seu automóvel está preparado para enfrentar as temperaturas altas dos meses mais quentes do ano. E pode começar pelo sistema de ar condicionado, que será, certamente, um aliado importante em dias de muito calor: a temperatura do veículo não só influencia o bem-estar dos seus ocupantes, como também afeta a segurança na condução e até o consumo de combustível.
Os especialistas apontam que a temperatura ideal no interior de um automóvel está entre os 20 e os 24ºC, com 40% a 60% de humidade relativa. “Uma temperatura superior a 24º C no interior do veículo aumenta a probabilidade de erro na condução e o risco de acidente”, explica a associação dos fornecedores automóveis em Espanha, lembrando que o calor excessivo a bordo favorece a sensação de fadiga, ao mesmo tempo que faz reduzir a capacidade de concentração e aumenta os tempos de reação.
Para garantir que sistema de ar condicionado está a funcionar sempre corretamente é aconselhável fazer a chamada manutenção preventiva, pelo menos a cada primavera. Desta forma está também a evitar avarias graves e despesas maiores.
Atenção aos sintomas
Os especialistas da Vulco relevam quais são os quatro indicadores mais frequentes de falhas no ar condicionado do seu carro
– A temperatura interior demora muito em baixar: pode dever-se a uma perda do fluido refrigerante, a obstrução do filtro do habitáculo ou um mau funcionamento de alguns dos sistemas de controlo da temperatura.
– O odor no habitáculo é desagradável: a sua causa costuma ser que o pó ou bactérias estejam no circuito de climatização. Como as condutas acumulam humidade, a limpeza é essencial. Os estudos realizados concluíram que existem bactérias potencialmente perigosas nos sistemas de ar condicionado dos automóveis; algumas das bactérias encontradas podem conduzir a uma série de infeções, como abcessos, septicemia, infeções de pele, peritonite ou mesmo meningite.
– A condensação que se acumula nos vidros: deve-se a que o equipamento não refrigera de forma adequada, entre outros motivos, devido à perda de gás no circuito de refrigeração. Pode ser necessário calibrá-lo para evitar perdas excessivas e recarregá-lo.
– O caudal de ar que chega é insuficiente: ainda que a temperatura seja adequada, a quantidade de ar pode ser baixa. Pode ser sintoma de uma obstrução do filtro, que precisará de uma limpeza.
O sistema de climatização do carro funciona como um circuito fechado de gás, mas embora tenha sido concebido para não ser recarregado ao longo da vida útil do veículo, as perdas de gás acontecem de forma natural, uma vez que a maioria dos componentes, como as condutas e juntas, estão construídos num material maleável. Os especialistas indicam que o ar condicionado do carro requer uma carga de manutenção a cada dois anos. Já a manutenção preventiva pode fazer-se todos os anos.
Fonte: Vulco