A medida de 30% nas portagens das autoestradas do interior e Algarve deverá ser compensada com um aumento nos valores de Imposto Único de Circulação (IUC) a pagar pelos proprietários de automóveis com matrícula anterior a 2007.

De acordo com uma informação avançada hoje pelo ECO, o desconto de 30% no custo das portagens das ex-SCUT do interior e do Algarve deverá ser compensada com o aumento do IUC para os automóveis matriculados antes de 2007, numa medida que visa compensar a perda de receita esperada.

A medida, a implementar a partir do próximo ano, servirá para compensar a perda esperada de 72,4 milhões de euros nas receitas com a redução de 30% do preço das portagens em seis ex-SCUT, tanto no interior (A23 IP e Beira Interior, A24 Interior Norte, A25 Beira Litoral e Beira Alta, A4 Trasmontana e Túnel do Marão, e A13 e A13-1 Pinhal Interior), como no Algarve (A22).

O desconto foi anunciado no passado dia 28 de outubro, após uma reunião do Conselho de Ministros, com João Galamba, ministro das Infraestruturas, a indicar que ainda estava a ser desenvolvida uma forma de compensar a perda de receita, cujo anúncio oficial será feito posteriormente.

Recorde-se que os veículos com matrícula anterior a 2007 pagam atualmente menos do que os automóveis matriculados após essa data, pelo que espera-se aqui uma aproximação em termos de valores.