Reduza a pegada de carbono durante a condução

26/10/2023

Atenção, não estará apenas a poupar o ambiente, mas também os gastos com o combustível podem baixar até um terço.

Não será necessário cortar radicalmente com os motores de combustão e apostar todas as fichas nos elétricos para começar já a reduzir a pegada de carbono quando conduz o seu carro de todos os dias.

Do estilo de condução ao estado de manutenção do veículo, ao colocar em prática algumas das dicas simples dos especialistas da Goodyear estará a seguir no bom caminho para fazer a diferença.

Pneus em bom estado
Como fabricante, a Goodyear não dispõe ainda de tecnologia para anular o atrito entre os pneus e o asfalto, mas esta a investir fortemente no desenvolvimento de fórmulas cada vez mais eficientes, focadas em minimizar as emissões de dióxido de carbono.

Contudo, a marca sublinha que “inútil comprar pneus com baixa resistência ao rolamento se não os verificarmos regularmente. Uma pressão incorreta dos pneus gera mais gases poluentes e pode causar maior dificuldade de condução do veículo”.

Confira que os pneus estão com a pressão adequada, pelo menos uma vez por mês. Basta que um dos pneumáticos apresente um valor inferior ao recomendado pelo fabricante para que consumos e emissões subam até 4%.

Escolha o pneu certo
Tendo em linha de conta todo processo de fabrico, faz sentido escolher pneus mais duráveis. A vida útil dos seus pneus deve ser uma consideração importante se deseja reduzir a sua pegada de carbono, mas sem descurar a sua resistência ao rolamento.

O EfficientGrip Performance 2 da Goodyear é um bom exemplo, dura até 50% mais do que o seu antecessor.

Poupe o acelerador
Uma condução poupada é, por norma, também mais amiga do ambiente. De acordo com os técnicos da Goodyear, “a condução ecológica tem tudo a ver com ser suave nas suas ações”.

Isso significa, por exemplo, travar cedo e suavemente quando é necessário desacelerar ou parar. O mesmo vale para a aceleração; use uma pressão suave no pedal do acelerador.

Em aceleração evite que o regime do motor ultrapasse as 2000 rpm. E mantenha trato igualmente dócil com o pedal do travão.

Uma condução ‘nervosa’ em cidade pode provocar aumento de até 30% no consumo médio de combustível

Não carregue o carro
Quanto mais peso no seu carro, mais esforço vai se necessário para se movimentar. Remova do seu carro tudo o que não precisa para uma viagem. Carregar itens pesados ​desnecessariamente vai aumentar a sua pegada de carbono, além de causar desgaste evitável no seu veículo.

Por cada 100 kg a mais, o consumo de combustível sobe, no mínimo, 2%. E as emissões acompanham.

As comuns bagageiras de tejadilho causam um arrasto que pode aumentar significativamente as emissões de carbono. Se não estiver a usar arrumação no tejadilho, ou sempre que for possível carregar os itens dentro do carro, remova a caixa da parte superior do automóvel.

Use o cruise control
Em viagens longas deve usar o sistema de cruise control, sempre que for possível fazê-lo em segurança. Deixar o carro assumir parte do trabalho árduo reduz ações severas, como aceleração forte. Uma velocidade constante é muito mais eficiente do ponto de vista do consumo de combustível.

Nota: acima dos 100 km/h, cada 10 km/h equivalem a uma redução de 10% na eficiência.

Fecha as janelas
Embora possa ser agradável conduzir com as janelas abertas em determinadas alturas do dia, a velocidades mais elevadas isto tem um enorme impacto nas emissões que o seu carro produz. Para combater o aumento do arrasto provocado pelas janelas abertas, o seu carro vai usar mais combustível e, portanto, produzirá mais emissões poluentes.

Vigie a mecânica
Só o bom funcionamento da mecânica permite assegurar médias de consumos e de emissões contidas.

Garantir que seu carro está a funcionar em pleno ajudará a permanecer o mais eficiente possível. Pequenos problemas podem transformar-se em problemas maiores, que podem significar que o seu carro está a consumir mais combustível do que o necessário.