Rotação de pneus: está a fazer mal ao seu carro?

09/12/2023

A rotação de pneus vai ajudar a garantir o seu desgaste uniforme, mas errar o sentido da troca vai alterar as características de travagem do automóvel e a capacidade de afastar a água da chuva, neve ou lama.

Num automóvel de tração dianteira os pneus do eixo traseiro desgastam-se muito menos que os do eixo dianteiro. Por isso (e também porque a borracha perde qualidade com o passar do tempo) para que todos os pneus tenham um desgaste igual ao longo da sua vida e para que o veículo tenha um comportamento homogéneo é recomendável fazer a rotação dos pneus, passando os do eixo traseiro para o dianteiro e vice-versa. De acordo com o tipo de pneu e sobretudo o seu desgaste pode até ser conveniente cruzá-los, mas neste caso é preciso atenção para se certificar que os pneus não são unidirecionais pois nesse caso têm um sentido de rotação único e não podem mudar do lado do veículo a que se destinam.

Quando é o momento de rodar?
Deve rodar os pneus, sensivelmente a cada 8000 km e 10 000 km. Em alguns casos, este período corresponde aos prazos de manutenção do veículo. Um momento adequado também pode ser durante a troca dos pneus de inverno pelos de verão. Ou simplesmente quando compra pneus novos.
Quando substitui apenas dois pneus, a Michelin recomenda que os pneus novos ou menos gastos sejam instalados no eixo traseiro para melhorar e controlo e segurança do veículo. Esta sugestão aplica-se aos veículos com tração dianteira e traseira equipados com as mesmas dimensões de pneus à frente e atrás.

Qual o sentido da rotação?
O perfil do pneu vai definir as regras de rotação das rodas do veículo. Enquanto os pneus simétricos não são afetados pela disposição da roda durante a rotação, uma vez que têm o mesmo padrão no lado esquerdo e no lado direito. Ou seja, não obedecem a um único sentido de montagem, podendo rodar em qualquer direção. É indiferente que sejam montados no lado esquerdo ou direito, à frente ou atrás. Já os pneus com perfil assimétrico só podem ser usados num sentido de deslocação do veículo. Isto significa que só podem ser instalados numa posição. Isto está indicado no flanco do pneu através de uma seta e um dos flancos do pneu deverá apresentar a marcação “Outside” (exterior).
Para estes pneus, a rotação da roda tem de ser estritamente lateral. O pneu dianteiro esquerdo deve ser posicionado no mesmo lado, mas no eixo traseiro. O mesmo se aplica ao lado direito.

Estes são os esquemas de rotação para pneus que não são unidirecionais e jantes com a mesma dimensão e profundidade:

Fonte: Michelin