Saiba identificar problemas no carro pelo barulho

30/10/2023

Pode não dar ouvidos, mas o seu carro diz-lhe quando vai ter problemas. Só tem de aprender a identificar os pedidos de ajuda.

Nenhum automóvel é totalmente silencioso, mesmo os que dispensam motores de combustão. Além do rolamento e do atrito, há sempre alguns ruídos parasitas que são difíceis de disfarçar, seja um tablier que emite pequenos “estalos”, um painel que reflete vibrações a rotações mais baixas, ou outros barulhos que nos habituamos a ignorar. Mas, atenção, quando o volante treme, a direção estala, a suspensão bate e os travões chiam, o seu carro está a dar sinais de pequenos defeitos que, se não forem eliminados e reparados atempadamente, podem dar origem a avarias graves e muito dispendiosas!

PNEUS
Ruídos aparentemente inofensivos podem esconder-se avarias graves com reparações caras. É o caso dos barulhos semelhantes a zumbidos na fase de rodagem, proveniente da zona dos pneus. Normalmente, indicam desgaste irregular no perfil do pneumático.

EMBRAIAGEM
Um som de fricção ao ativar a embraiagem indica normalmente um encaixe deficiente ou uma má instalação da transmissão. Já um rangido ao pisar a embraiagem é sintoma de desgaste na rótula da forquilha.

VOLANTE
Vibração no volante, mais evidente entre os 80 e os 120 km/h: Sintoma de rodas mal equilibradas ou pressão de pneus desajustada. Não adie a equilibragem de rodas em oficina ou estabelecimento especializado, sob pena de estar a danificar gravemente todo o conjunto de componentes das ligações ao solo.
Já os estalidos ao girar o volante podem ter origens várias, incluindo problemas na articulação da direção, que é o elemento que liga a articulação axial e a manga do eixo, componente essencial no âmbito da orientação do veículo. Quando está desgastada ou deteriorada, a peça afeta a direção, que se torna imprecisa e irregular.

MOTOR
Rangido forte na zona do motor. Atenção, pode ser alerta de anomalia na bomba de água, esse importante componente que tem a função fundamental de assegurar o fluxo apropriado do líquido refrigerante para proporcionar o arrefecimento do motor. Negligenciar este sinal pode ser terrível para a mecânica.

DISCOS
Ruído de rolamento excessivo, mesmo em estradas com bom piso: Pneus ou discos de travão ovalizados. Nestes casos, proceder à troca imediata dos discos de travão, sendo que os pneus também devem ser substituídos.

SUSPENSÃO
Ruídos nos eixos sobre pisos irregulares e degradados indicam defeito na ligação da barra estabilizadora à suspensão. A barra estabilizadora otimiza a estabilidade em curva. Por isso, é bom que funcione.

Se a suspensão range quando o carro passa em lombas, o problema pode ser nas buchas da barra estabilizadora, mas também dos amortecedores ou nas bieletas. É necessário identificar na oficina a origem exata do ruído, para não comprometer outros componentes da suspensão.

AMORTECEDORES
Quando os amortecedores estão gastos, pode escutar um som de impacto ou pancada. Este som é provocado pelo contacto de metal com metal quando o amortecedor ou suporte bate num obstáculo. Estes ruídos podem ser também o resultado de componentes de montagem do amortecedor ou suporte gastos.

TRAVÕES
Os travões que chiam e provocam ruídos de atrito metálico: Sinais de discos vidrados ou o sistema de travagem por tambores com avaria. Reparar imediatamente.

DISCOS
Barulho semelhante a chocalhos nas rodas: Muito provavelmente está solto o revestimento dos discos de travão. Verificar também o aperto dos parafusos.

CORREIAS
Motor que chia. Quando estão mal tensionadas, as correias do alternador e da bomba de água provocam um ruído semelhante a um guincho. A rutura de qualquer uma destas peças pode provocar danos irreparáveis no motor.

PONHA O SMARTPHONE A FAZER O DIAGNÓSTICO
Para facilitar possíveis diagnósticos, também pode usar o seu smartphone. A Skoda desenvolveu uma aplicação de inteligência artificial que ajuda a detetar problemas mecânicos no automóvel com base no som captado.

A App chama-se Sound Analyzer, é compatível com qualquer tipo de smartphone e muito simples de utilizar: basta gravar o ruído do motor, que o sistema trata de proceder à sua avaliação, de acordo com os padrões pré-definidos pelos especialistas da marca do Grupo VW.