M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A chegada dos serviços de aluguer de trotinete a Portugal introduziu novos problemas no trânsito da cidade de Lisboa. Além da tendência natural dos utilizadores das trotinetes estacionarem ou abandonarem os veículos em qualquer lugar, também não há cuidado com as regras de trânsito do mesmo modo com que se está aos comandos de uma moto ou de um automóvel. E uma das regras que se arrisca a ser quebrada muitas vezes é o limite da taxa de alcoolemia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Em janeiro, no espaço de uma semana, duas pessoas foram multadas pela Polícia de Segurança Pública por terem sido apanhadas a conduzir uma trotinete com uma quantidade de álcool no sangue muito acima do limite legal. No dia 24 de janeiro, um jovem de 18 anos acusou uma taxa de alcoolemia de 1,08, resultando numa multa de 250 euros. Pouco depois, no dia 27, um jovem de 25 anos foi apanhado de madrugada, acusando uma taxa de 1,01, mas pediu uma contra-análise, pelo que ainda não sabe o valor da multa.

Embora não estejam equiparadas a veículos a motor normais, as trotinetes ainda são veículos e, como tal, estão sujeitas a leis para a sua utilização, incluindo a quantidade de álcool no sangue. O mesmo aconteceria se estes indivíduos fossem apanhados ao volante de uma bicicleta e, teoricamente, até de um skate. À medida que estes casos se forem vulgarizando, a polícia vai passar a controlar o uso de trotinetes de forma mais apertada, para garantir que os seus utilizadores são capazes de cumprir as regras de trânsito.