Publicidade Continue a leitura a seguir

Seis dicas para verificar (corretamente) o nível de óleo do motor do automóvel

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é preciso ser um mecânico para mudar o óleo. Esta é uma tarefa perfeitamente ao alcance de todos, mas que, quando feita de forma deficiente, poderá danificar o motor e aumentar os consumos.

Verificar o nível do óleo é um serviço que está ao alcance de todos os condutores, mas existem formas mais eficazes de o fazer do que outras. Uma lubrificação correta prolongará a vida útil do motor do automóvel, enquanto uma deficiente, pelo contrário, causará sérios danos ao propulsor, além de prejudicar o seu desempenho e de aumentar consideravelmente os consumos de combustível. Aqui ficam seis conselhos cruciais para verificar o óleo do motor de forma eficaz.

1- Estacione o veículo numa superfície plana.
O primeiro passo para mudar corretamente o óleo do motor do automóvel é certificar-se de que este se encontra estacionado numa superfície plana. Nunca inclinada. Ou dará leituras erradas.

2- Desligue o motor e aguarde 10 minutos.
Este é o tempo mínimo necessário para que o óleo assente no cárter. Tenha em consideração que as leituras poderão ser incorretas se verificar o nível do óleo depois de o veículo estar estacionado durante muito tempo. Para mais em dias frios.

3- Pegue num pano limpo e de cor clara.
O pano deverá ser branco, o mais imaculado possível. Uma espécie de prova do algodão.

4- Retire a vareta e limpe-a com o pano.
Não aplique força excessiva ao remover e inserir a vareta, uma vez que poderá danificá-lo.

5- Empurre a vareta até ao fundo e retire-a.
Certifique-se sempre que a vareta vai mesmo até ao fundo e retire-a de forma suave.

6- Inspecione a vareta cuidadosamente.
A marca do óleo chegará até um certo ponto, indicando o nível de óleo do motor. Este deverá estar entre as linhas “mínimo” e “máximo”. Algumas varetas têm marcas adicionais como “quente” e “frio”, utilizadas para o nível de lubrificação quando o motor está quente ou frio.