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Selo de inspeção no para-brisas: Ainda é preciso?

PNEUS Tenha cuidado com a deterioração e profundidade do piso.
TRAVÕES Troque as pastilhas dos travões para garantir a eficácia do sistema de travagem.
FARÓIS Verifique que todos os faróis, incluindo os piscas e as luzes de travão, estão em condição normal de funcionamento.
LIMPA PÁRA-BRISAS Verifique que as borrachas não estão gastas e que há líquido no reservatório.
EMISSÕES Mudanças regulares de óleos e filtros e uma ponteira de escape em boas condições são necessários para passar no teste de emissões.
CINTOS DE SEGURANÇA A acoplagem dos cintos e os tensores devem funcionar normalmente, sem folgas.
TRIÂNGULO DE EMERGÊNCIA Deve estar com todas as peças intactas e conectáveis.

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É hábito comum de muitos portugueses destacar o selo da ficha de aprovação na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) e colocá-lo no para-brisas. Se também o faz, saiba que tal já não é necessário. Desde 2012 que a afixação do selo da inspeção no para-brisas deixou de ser obrigatória graças a um novo enquadramento das verificações técnicas de automóveis.

Ou seja, mesmo que coloque o selo verde destacável no para-brisas, o que interessa para as autoridades é a ficha em si (emitida no centro de inspeções autorizado pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT)) na qual se podem encontrar os dados da viatura e a anotação ou ausência de deficiências técnicas.

Em caso de esquecimento do documento (ou não tenha a devida inspeção cumprida), saiba que fica sujeito a uma coima que pode variar entre 60 e 300 euros, ficando ainda obrigado a devida ficha em local indicado pelo agente num prazo de oito dias.

Recorde-se que a inspeção periódica é obrigatória e essencial para garantir o correto funcionamento dos principais componentes do veículo e a segurança dos seus ocupantes e dos outros utentes da via pública.

Na galeria, pode relembrar aqueles que são os principais pontos a ter em conta antes de ir com o seu carro à inspeção periódica obrigatória.