Mobi.e desafia municípios a terem “Ruas Elétricas” nos seus territórios

08/04/2024

A Mobi.e vai implementar um projeto piloto denominado “Ruas Elétricas”, em parceria com os municípios, que selecionarão um conjunto de ruas localizadas em zonas habitacionais sem parqueamento próprio, com vista à instalação de postos de carregamento para veículos elétricos, cuja potência seja inferior a 7,4 kW.

 

Em edital, a gestora da mobilidade elétrica refere que “nos municípios que manifestarem o seu interesse, a Mobi.e irá promover a instalação de entre 2 e 6 postos de carregamento numa mesma rua (podendo ser consideradas duas ruas afastadas para os municípios com maior população), a qual deve ser composta, essencialmente, por edifícios de habitação ou comerciais sem parqueamento próprio. Desta forma, pretende-se voltar a trazer a rede de carregamento de veículos elétricos para a via pública e promover o carregamento mais lento em locais onde existe estacionamento de longa duração”.

O PROJETO, ORÇADO EM DOIS MILHÕES DE EUROS, DEVERÁ SER CONCRETIZADO ATÉ AO FINAL DE 2025.

Com este projeto, a “Mobi.e pretende abrir uma nova frente de cobertura da rede Mobi.e, criando as condições experimentais de partida para dar ao crescente número de utilizadores de veículos elétricos soluções de carregamento na via pública, em zonas onde os espaços privados não são opção”.

Este projeto pretende “criar condições para que a população que não tem acesso a estacionamento privado na sua habitação ou local de trabalho possa aproveitar os momentos em que os veículos se encontram estacionados por um maior período de tempo para efetuar o carregamento, carregando de uma forma mais lenta, com menor impacto na rede elétrica e com custos mais reduzidos”, declara a gestora.

Para poderem participar neste piloto, os municípios do Continente ou das Regiões Autónomas deverão apresentar à Mobi.e uma manifestação de interesse, que deverá incluir uma proposta de local para a instalação dos postos de carregamento, até ao dia 30 de maio. Os municípios poderão participar de forma individual ou agregada.

Após o processo de seleção dos municípios, e antes de ser concluído o procedimento para adjudicação do fornecimento, instalação e operação dos postos a Operadores de Postos de Carregamento OPC, a Mobi.e irá promover a assinatura de um protocolo de colaboração com cada uma das entidades selecionadas.

Três categorias de municípios

Serão admitidas as candidaturas dos municípios de acordo com três categorias:

• Municípios com elevada população: municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes;

• Municípios com população intermédia: municípios com população superior a 20 mil habitantes e inferior a 100 mil habitantes;

• Municípios com menor população: municípios com população igual ou inferior a 20 mil habitantes.

DURANTE O MÊS DE JUNHO, A MOBI.E INDICARÁ AOS MUNICÍPIOS SE A SUA CANDIDATURA FOI SELECIONADA.

Cada município com menor população poderá propor a instalação de 2 carregadores (4 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento) numa mesma rua.

Cada município com população intermédia poderá propor a instalação de 2 a 4 carregadores numa mesma rua (de 4 a 8 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento).

Cada município com elevada população poderá propor a instalação de 4 a 6 carregadores numa mesma rua (de 8 a 12 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento) ou de 2 a 4 carregadores em cada uma de duas ruas distintas e afastadas (de 4 a 8 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento em cada rua).

Operação por 12 anos

No âmbito do concurso para a instalação e operação dos postos de carregamento, a Mobi.e irá atribuir o direito de operação dos postos aos OPC que vierem a apresentar a proposta economicamente mais vantajosa, para cada lote, por um período de 12 anos.