De acordo com a CATL, as baterias Shenxing Plus permitem o desenvolvimento de automóveis elétricos com uma autonomia de até 1.000 km.
A marca destaca o facto desta experiência de condução de longo alcance proporcionado pela bateria significa uma viagem de Pequim a Nanjing (1037 km) sem que seja preciso recarregar.
“Durante os nossos testes iniciais, levou apenas dez minutos para que a nossa bateria de carregamento superrápido Shenxing 4C fosse carregada de 20% a 80%”, afirma a empresa.
Segundo a CATL, estes avanços colmatam o fosso entre as baterias LFP e NCM (níquel, cobalto, manganês) em termos de capacidade, mantendo ao mesmo tempo as vantagens de um custo mais baixo e índices de segurança mais elevados.
ESTA BATERIA VAI AINDA PERMITIR RECUPERAR CERCA DE 600 KM EM 10 MINUTOS.
A CATL utilizou um material 3D em forma de favo de mel para aumentar a densidade energética do ânodo e controlar a expansão do seu volume durante os ciclos de carga e descarga. O cátodo, por sua vez, é fabricado com uma tecnologia de gradação granular que coloca cada partícula nanométrica numa posição ideal.
Para atingir uma velocidade de carregamento de 1 km por segundo, a CATL apostou num revestimento condutor rápido de iões de lítio, bem como metais de transição e um novo encapsulamento nanométrico para uma transmissão de energia mais suave e eficiente entre o cátodo e o ânodo.
A CATL utilizou ainda a Inteligência Artificial para aprimorar a gestão da bateria, o chamado BMS (Battery Management System) para o tornar mais rápido e eficiente.