Sinais de alerta: o que significa cada luz no painel do carro

30/06/2023

As novas tecnologias e equipamentos dos veículos levaram à necessidade de mais informação ao condutor. Alguns sinais luminosos de alerta ao conduto são estranhos e até complicados. Mas é fundamental conhecê-los e saber identificar os que são claros sinais de alerta!

Nos automóveis, com as novas tecnologias de eletrificação e de assistência à condução, a quantidade e a diversidade de sinais visuais de informação e alerta ao condutor tem aumentado, tornando cada vez mais complicado conhecer o significado de todos os minúsculos símbolos que, a qualquer momento, podem acender-se no painel de instrumentos. Onde há alguns anos havia apenas o símbolo azul da luz dos máximos, encontra-se agora grande número de pequenos pictogramas: em toda a indústria automóvel contabilizam-se 242, todos diferentes! O seu significo está explicado de forma detalhada no manual do utilizador, mas é fundamental conhecer os mais importantes, que ajudam a perceber eventuais sintomas de avaria dos veículos, ou avisos importantes para a condução.

Mais de 40% dos condutores ignoram os avisos

Um estudo realizado pelos especialistas da Robins & Day, no Reino Unido, revelou que 46% dos automobilistas não dão importância ao facto de uma nova luz surgir no painel de bordo. 19% dos inquiridos afirmam mesmo que vão continuar a conduzir nos dias seguintes, mesmo no caso de se acender uma luz vermelha.

Ainda de acordo com este estudo, 24% adiam a visita à oficina por preguiça, enquanto 35% dos condutores afirmam que ignoram as luzes de alerta do carro por medo dos custos de uma eventual reparação.

Naquele país, negligenciar o estado da mecânica desta forma é também ilegal, facto que 12% dos inquiridos admitiram desconhecer.

Alerta por cores

Para facilitar a compreensão, existe uma norma standard não só para o formato gráfico, como também para as cores dos ícones (ISO-Norm 2575). A saber:

Vermelho: É a cor que alerta o condutor da existência de perigo efetivo para a segurança do automóvel, provocado por anomalia de funcionamento ou avaria de algum sistema nevrálgicos do veículo (motor ou segurança). Identifica também a regulação para ar quente da ventilação/ar condicionado.

Amarelo/Alaranjado: os ícones desta cor informam sobre o funcionamento ou anomalia de sistema(s) do automóvel, alertando para a iminência de perigo.

Verde: funcionamento normal.

Azul: é a luz dos máximos ou da regulação para frio dos sistemas de ventilação/ar condicionado. Branco: tonalidade que pode passar despercebida ao condutor, mas identifica os dígitos do computador de bordo e de diversos comandos, como os que ligam as luzes, os limpa-vidros, etc.

As luzes de aviso

O condutor necessita de ser informado sobre anomalias que eventualmente afetem órgãos nevrálgicos para o funcionamento e segurança do automóvel, como, por exemplo, o sistema de injeção ou o ABS. Mas também de todos os outros elementos mais básicos do veículo. Algumas das mais relevantes:

Direção assistida: Problemas com o sistema de direção assistida. Deve parar o veículo, desligá-lo e voltar a ligar o motor para uma curta viagem, mas se a luz não se apagar deve mesmo recorrer a um especialista o mais depressa possível.

Bateria: A vermelho, a indicação de que a bateria de 12V não está a carregar. Se a luz do óleo também surgir acesa, desligue imediatamente o motor sob risco de danos sérios.

A amarelo, a indicação de que a bateria de 12V está baixa na sua carga. Carregue-a conduzindo.

Travões: Se aparecer em andamento, travão de mão ativado ou nível do óleo dos travões baixo.

O sinal do controlo de tração. Se aparecer com a indicação OFF é porque está desativado. Se apenas surgir o ‘boneco’ sem a expressão OFF, pode ser um problema. Inclusivamente um furo.

Transmissão (caixa auto): Sobreaquecimento da transmissão. Pode continuar a conduzir, mas com precaução. Se aparecer um símbolo a vermelho, pare o motor de imediato.

AdBlue: Nível do líquido AdBlue insuficiente ou inexistente. O motor poderá não ligar.

Filtro de partículas entupido: Limpe-o através de uma viagem de 15 ou 20 minutos nas seguintes condições: percurso em quarta ou quinta velocidade (em D/S com caixa auto), conduzir acima dos 70 km/h e numa faixa de rotações entre as 1800 e as 2500 rpm.

Pré-incandescência. Quando fica ligada significa que o pré-aquecimento do motor a diesel é ativado, o que acontece apenas quando a temperatura exterior for baixa. Se ficar a piscar indica avaria no pré-aquecimento do motor.

Óleo: Dois indicadores – se acender a luz vermelha, pare de imediato o veículo sob pena de danificar o motor. Se surgir com tonalidade amarela, pode apenas estar abaixo do valor mínimo recomendado pelo fabricante.

Autodiagnóstico do motor. É a luz da injeção eletrónica, deve apagar-se após a ignição. Se permanecer ligada, já com o motor a trabalhar indica avaria no sistema de controlo de emissões. Caso fique a piscar indica avaria que pode levar a danos no catalisador.

Falha no sistema de arranque sem chave ou chave ausente do interior do veículo.

 

Sistema start/stop: no primeiro caso, a indicação de que o sistema não está disponível naquele momento. No segundo, a indicação de que está ativo.

Assistente de manutenção de faixa: A amarelo a indicação de que o sistema está operacional, mas não ativo (por ex., por falta de marcações na estrada), enquanto a verde a indicação de que está ativo e em funcionamento.

Sistema de alerta de cansaço do condutor. Deve efetuar uma pausa na condução.

Alerta de pressão baixa dos pneus ou perda repentina de pressão

Acende somente durante a ignição do veículo, para lembrar que é necessário pisar o travão para colocar o carro em Drive. Só com caixa automática.

Indica possíveis falhas no sistema ABS ou ESP (controle do tração e estabilidade, que atua com o auxílio dos travões).

EPC (Engine Power Control). Esta luz avisa para alguma anomalia na unidade de comando do motor.

Temperatura do líquido de arrefecimento. Aponta um possível sobreaquecimento do motor.

Luz do óleo, está relacionada com algum problema na pressão do óleo, lubrificação do motor ou interruptor do óleo.