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Sobreaquecimento do motor: risco de incêndio

1. Fuga do líquido de refrigeração. Dizem os especialistas da Vulco que é a mais comum causa para o sobreaquecimento. “Os pontos de fuga mais frequentes são: mangueira, radiador, caixa de termostato, bomba de água, junta do motor, tampas protetoras anticongelante, óleo de transmissão automática, cabeça do cilindro e monobloco”.
2. Concentração incorreta do líquido de refrigeração. É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo quando se usa o líquido de refrigeração; uma vez que a concentração incorreta de água destilada pode causar o superaquecimento do motor. Em caso de dúvida, o melhor é drenar o depósito e voltar a enchê-lo.
3. Termostato avariado. O problema surge quando o termostato permanece na posição fechada. Nessa altura, o líquido refrigerante fica dentro do motor e pode provocar um rápido sobreaquecimento.
4. Sistema de refrigeração bloqueado. É importante que o fluido de arrefecimento circule através do sistema para o poder arrefecer. Alguns sedimentos também podem bloquear o fluxo de líquido. Se isto suceder, pode provocar um sobreaquecimento do motor.
5. Avarias no radiador. No radiador, a temperatura do líquido de arrefecimento reduz-se à medida que este passa através dos diferentes tubos. As principais causas de avarias nesta peça são fugas e entupimentos. Qualquer erro na função do radiador pode aumentar a temperatura e causar o sobreaquecimento.
6. Mangueira gasta ou partida. Uma mangueira com buracos ou cortes poderá causar fugas e interrupção do fluxo do líquido de arrefecimento do motor.
7. Falha no ventilador do radiador. Para reduzir a temperatura do radiador, no motor do seu carro existe um ventilador que succiona ar. Um radiador que roda com o motor desligado ou peças em mau estado, não será capaz de reduzir a temperatura para os níveis necessários.
8. Correia solta ou partida. Se a correia estiver em mau estado ou partida, o condutor do veículo não poderá manter a velocidade correta. As consequências: um baixo nível de refrigeração e, possivelmente, o superaquecimento do motor.
9. Falha na bomba de água. A bomba de água é o elemento central do sistema de refrigeração, uma vez que é responsável pela pressurização e por conduzir o refrigerante através do sistema de refrigeração. Qualquer falha na bomba de água como uma fuga de líquido de refrigeração pode provocar o superaquecimento do motor.

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Apesar de ser um fenómeno pouco habitual, os incêndios em carros não acontecem apenas no cinema e na televisão. E, nos meses de verão, com temperaturas tórridas, aumenta a probabilidade de poder deparar-se com um automóvel a ser consumido pelas chamas na berma de uma estrada. Quase sempre, com graves prejuízos materiais e pessoais, que podiam ser evitáveis.

Os incêndios em automóveis ocorrem habitualmente como resultado de problemas elétricos ou mecânicos, normalmente causados por falta de adequada manutenção. E se é verdade que os motores de combustão modernos estão desenvolvidos para operar um pouco abaixo da sua temperatura ótima de funcionamento, de forma a garantir que muito raramente sobreaquecem, veículos com mais idade ou mantidos de forma negligente estão mais expostos a este perigoso fenómeno. A falta de verificação do líquido de refrigeração, defeitos na ventoinha ou o funcionamento irregular da bomba de água são o suficiente para levar ao sobreaquecimento do motor do carro, com consequências imprevisíveis.

Segundo os especialistas em mecânica rápida da Vulco, “o seu carro sofre um sobreaquecimento, o que acontece na realidade é que o sistema de refrigeração não é capaz de absorver, transportar e dissipar o calor. Situação que pode dar origem a um problema mecânico importante”. Em casos extremos, pode resultar em incêndio.

Sinais: os maus cheiros são sinais de anomalias; se sentir o cheiro a queimado persistente no interior do veículo, pare em segurança e peça assistência.

Em caso de incêndio, primeiro saia do carro e ajude a retirar todas as pessoas do automóvel, colocando-as em segurança e inicie os procedimentos para extinguir o fogo. Além disso, uma vez no exterior do veículo, mantenha-se de costas para o vento, de forma a evitar as chamas e o fumo. Pode também apostar na prevenção, adquirindo um extintor de pó químico para instalar debaixo do banco ou no compartimento da mala.

Na galeria, todas situações que podem dar origem ao sobreaquecimento, de acordo com os especialistas da Vulco.