Os travões são componentes fundamentais no automóvel e o primeiro elemento de segurança ativa que um condutor utiliza quando há uma situação de perigo na estrada. Ao mesmo tempo, é também uma das partes do carro mais solicitada no dia-a-dia, logo, mais exposta ao desgaste, que origina a perda de eficácia.
Os especialistas encontraram um termo anglo-saxão exatamente para atribuir a este fenómeno de perda de eficácia na travagem, o efeito de fading, que significa “desvanecimento” na sua tradução literal do inglês.
“Trata-se de um fenómeno que está diretamente relacionado com a sua segurança e, na competição, impede uma condução sempre com o prego a fundo. A causa mais comum é o uso excessivo dos travões por muito tempo, o que pode levar ao sobreaquecimento de alguns dos seus elementos, explicam os especialistas da Goodyear”, acrescentando que “o líquido dos travões pode sobreaquecer (acima de 600 ºC) e bolhas de vapor aparecem no sistema (vapor lock). Nestas situações, o pedal do travão desce e o condutor perde capacidade de travagem.
E também as pastilhas de travão também podem aquecer, cristalizando e fazendo com que o pedal do travão ou mesmo as sapatas endureçam (criando uma superfície dura que não oferece atrito).
Como se manifesta?Ao expor os nossos travões a uma estrada com muitas curvas, com excesso de carga ou ao descer uma inclinação íngreme sem aproveitar o efeito do travão motor, eles podem sobreaquecer e perder gradualmente eficácia, explica a Goodyear.
Ao travar, o atrito entre os tambores, pastilhas e discos, desacelera o carro. Quanto mais desaceleração por travagem, mais calor nas áreas de contato do nosso sistema de travão é gerado. A condução rápida em curvas ou uma longa descida numa passagem de montanha, podem causar sobreaquecimento e causar fadiga ou efeito de fading.
Como evitar o efeito de fading?
– Mudar o líquido quando aconselhado pelo fabricante para não perder propriedades e ficar mais sujeito a sobreaquecimento.
– Na condução: usar o travão-motor para limitar o uso dos travões ao mínimo nas descidas.
Qual a solução
Duas situações distintas em caso de fading ou cristalização nas pastilhas. Uma solução pode ser desmontar as pastilhas e lixar a sua superfície para que recuperem a travagem e assim evitar danos aos discos.
Aos primeiros sinais, se continuar a circular evitando tocar no travão para arrefecer o sistema, este pode recuperar. Mas deve sempre verificar a sua manutenção.
Fonte: Goodyear