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Tudo o que precisa saber sobre a mudança de óleo do automóvel

1- Para que serve o óleo lubrificante? Dado que se trata de um fluído, o óleo de motor lubrifica as várias peças do motor, evitando o atrito entre as mesmas e garantindo o seu correto funcionamento. O lubrificante deverá manter as suas caraterísticas independentemente das condições climatéricas.
2- Qual a importância de trocar o óleo? Com a ação do tempo, o óleo lubrificante vai perdendo a sua viscosidade. Caraterística fundamental para que o óleo resista mais tempo, revestindo as peças em contacto no motor. Sem esta propriedade, o atrito pode comprometer o bom desempenho do motor, diminuindo a sua vida útil.
3- Quando devo trocar o óleo? Sempre que atingir o período recomendado pelo fabricante, informação disponível no Manual do Proprietário. Atualmente, estes períodos têm sido cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do veículo. Quando sujeito a condições agressivas, como o uso frequente em estradas poeirentas, por exemplo, tais períodos devem ser reduzidos por precaução.
4- Qual o nível correto do óleo? O nível correto encontra-se entre os dois traços da vareta e não apenas no traço superior. Se o óleo ficar abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Porém, se este ficar acima do máximo, haverá um aumento da pressão do cárter, podendo ocorrer um vazamento e até uma rutura das bielas. Além disso, o óleo em excesso será queimado na câmara de combustão, sujando as velas e as válvulas e danificando o catalisador.
5- Devo trocar o filtro de óleo? Sim, deve. O filtro retém partículas de impurezas presentes no óleo, bem como uma pequena quantidade de metais, resultado do desgaste natural das peças do motor, bem como lixos da câmara de combustão. A não substituição deste filtro poderá comprometer a lubrificação e, caso acumule excesso de impurezas, poderá ainda danificar a bomba de óleo.
6- Deve o motor estar quente no momento de trocar o óleo? Sim, deve. Isto porque quando o óleo está quente fica mais fino e tem uma maior facilidade de escorrer para o cárter.
7- Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo? O ideal será o motor estar frio. Mas, pelo menos, deve esperar-se uns 15 a 20 minutos após ter desligado o motor, porque, neste intervalo, o óleo vai descendo das zonas mais altas do motor para o cárter. Só assim se poderá ter uma medida real do volume do óleo.
8- Quais as diferenças entre lubrificantes sintéticos e semissintéticos? O que difere é a sua composição. O primeiro conserva-se mais puro, enquanto o segundo é uma mistura do sintético com um óleo mineral. Como tal, o óleo lubrificante sintético é aquele que melhor desempenho oferece em termos de prestações, oferecendo uma maior resistência à oxidação.
9- É aconselhável utilizar aditivos? Não é obrigatória a utilização de aditivos complementares ao óleo lubrificante. Contudo, estes reforçam as propriedades e as capacidades em termos de performance e ajudam na ação de proteção do lubrificante e na redução da corrosão e do atrito.
10- Qual a validade do óleo lubrificante? A validade do óleo lubrificante é indeterminada. Dependerá, em última instância, da forma como o produto seja armazenado, devendo privilegiar-se os locais secos e evitar a sua exposição ao calor e à luz do sol.

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Mudar o óleo lubrificante do automóvel é um serviço oficinal ao alcance de todos os condutores. Mas existem muitos outros cuidados a ter para garantir uma maior longevidade do motor.

Verificar o nível de óleo do automóvel na vareta continua a ser uma das mais comuns atividades do condutor, na pele de mecânico. Trata-se de um conhecimento elementar, muitas vezes, transmitido através de gerações, e que salvaguarda males maiores na saúde do motor. Mas existem muitos outros cuidados, na verificação e mudança de um óleo lubrificante, que podem influenciar e muito a esperança de vida do motor do veículo. Eis as 10 questões mais relevantes.