M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Cada vez que para numa estação de combustível, quer aproveitar para fazer uma chamada ou mandar um SMS. Mas depara-se sempre com um autocolante a dizer que é proibido usar o telemóvel perto da bomba. De acordo com a sabedoria popular vigente, usar o telemóvel perto de uma bomba de gasolina pode causar um incêndio ou até uma explosão. Mas será mesmo verdade?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Embora corram histórias de que isso já aconteceu, a verdade é que nunca foi relatado um caso de um incêndio causado por um telemóvel. De acordo com as lendas urbanas, a eletricidade estática causada pelas transmissões do telemóvel vai fazer a gasolina entrar em combustão dentro do depósito ou da bomba. Na verdade, a eletricidade estática não vai fazer o combustível líquido começar a arder. Mas poderá causar uma fagulha nos vapores de combustível que se acumulam no ar.

Só que a eletricidade estática não vem do telemóvel, mas sim de si, como já deve ter comprovado quando apanhou um choque a fechar a porta do carro. Por isso, o ideal é não se mexer muito enquanto enche o depósito, para não acumular carga. O telemóvel em si não faz nada, até porque já foram feitas experiências a tentar usar os aparelhos de propósito para tentar fazer a gasolina arder, e falharam todas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.