Vai alugar carro nas férias? Evite surpresas desagradáveis…

15/08/2018

Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Escolher um destino de férias pode ser complicado. Por vezes, os lugares mais paradisíacos não são propriamente os mais acessíveis no que toca a deslocação e, por isso, ter um carro é sempre mais vantajoso. Contudo, o processo de aluguer pode ser uma dor de cabeça. Evite dramas e desfrute ao máximo das suas férias ao seguir estes passos:
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

Comparar para poupar

Compare preço. Seja na Internet ou diretamente nas agências, as taxas podem variar surpreendentemente. Saiba que às vezes é mais interessante alugar um veículo por semana do que dia a dia.

Reservas online

As ofertas de aluguer de veículos costumam ser mais interessantes online do que numa agência física. Aliás, as taxas podem variar até 30% para determinadas empresas e durante determinados períodos.

Portanto, o melhor que tem a fazer é antecipar e preparar bem pelo bem da sua carteira. Não hesite em consultar sites especializados para encontrar a oferta adequada.

Analise suas necessidades

As tarifas variam principalmente dependendo do tamanho do veículo que deseja alugar. A escolha de um carro adaptado às suas necessidades permitirá controlar melhor o orçamento.

Cuidado com os suplementos

As aparências por vezes iludem… As taxas básicas são, sem dúvida, atrativas. Contudo, podem esconder surpresas desagradáveis com suplementos escondidos no “pack”. Apresentar um segundo condutor (mais jovem), devolver o carro noutra agência ou fora do horário estipulado pode custar-lhe caro.

Leia atentamente o contrato, sem esquecer as “letras pequeninas” e coloque todas as dúvidas antes de assinar.

Quilómetros e combustível

No contrato é recomendável que a quilometragem seja ilimitada, sobretudo se vai percorrer percursos mais longos. Em relação ao combustível, cada empresa assinala no contrato a quantidade exata com a qual o carro deve ser devolvido.

Não cumprir com esta condição vai fazer com que o rent-a-car cobre o equivalente ao custo total do depósito, mas segundo o seu preço por litro que é um valor superior ao praticado nos postos de abastecimento. Se preferir não passar pela bomba, pode realizar um pré-pagamento de combustível no momento do levantamento do veículo.

Antes e depois

Antes de se fazer à estrada, tire fotos ao exterior e interior da viatura. Se esta tiver alguns riscos, terá a prova de que a responsabilidade não é sua e o carro chegou às suas mãos já naquelas condições.

Não se esqueça de tirar fotos à matrícula. Em caso de roubo, saber o modelo e a cor do carro não chegam.

Viajar para o estrangeiro

Se pensa cruzar a fronteira e passar para outro país, deve dizer para que conste no contrato, pois nem todas as empresas permitem que se saia com o veículo do país nem oferecem assistência em viagem no estrangeiro.