As recomendações das autoridades são para ficar em casa, como medida fundamental para parar a propagação acelerada do coronavírus. Mas para todos os que não podem seguir a via do isolamento social, aderindo por exemplo ao teletrabalho, e que estão obrigados a utilizar o automóvel, há uma lista de novos hábitos que têm de passar fazer parte da rotina de todos os dias. Incluindo numa simples deslocação a uma estação de serviço para abastecer a viatura.
Sendo normalmente um local com grande afluência, num posto de combustível o risco de contágio é elevado. Os especialistas indicam que a resistência do vírus depende da temperatura e da humidade do ar, estando confirmado que pode manter-se ativo durante dias em algumas superfícies: metal, plástico, aço inoxidável, etc.
Assim, na hora de parar para abastecer o carro, é indispensável o uso de luvas descartáveis. Um lenço de papel, que irá imediatamente para o lixo depois de completa a tarefa, é uma alternativa, mas bem menos prática. A ideia é selecionar um posto onde o pagamento é feito na bomba, evitando a deslocação ao interior da loja, e mesmo para a realização dessa tarefa, ao tocar nos botões do terminal de multibanco ou para a seleção do tipo de combustível, as mãos têm de estar totalmente protegidas.
Finalizada a tarefa, deve retirar as luvas a partir do pulso em direção à ponta dos dedos, deixando-as no lixo do avesso, sem tocar na parte exterior da luva. Para complementar todos estes cuidados, deve desinfetar as mãos assim que regressa ao interior do automóvel.
