Os veículos elétricos vão passar a apresentar uma nova rotulagem na União Europeia (UE), numa medida que visa ajudar os consumidores a entenderem não só o seu próprio veículo, mas também as estações de carregamento, que terão igualmente uma rotulagem dedicada. Esta nova rotulagem entrará a vigor a nível europeu a 20 de março de 2021, numa medida harmonizada entre os diversos estados membros.

Em concordância com a Diretiva europeia relativa à implementação de combustíveis alternativos (2019/94/EU), estes novos rótulos permitirão uma maior capacidade de entendimento dos veículos elétricos e dos postos de carregamento por parte dos consumidores.

Estes rótulos serão colocados nos veículos novos, junto a cada local de carregamento de veículos e em cada ficha de carregamento, em cabos de carregamento individuais, no manual do proprietário do veículo ou no manual eletrónico, nas estações de carregamento de elétricos junto à tomada, ou no local de armazenamento do cabo da ficha do veículo e, a título informativo, em concessionários.

Os rótulos aparecerão em veículos de carregamento elétrico recém-produzidos como scooters, motociclos, triciclos e quadriciclos, automóveis de passageiros, comerciais ligeiros e pesados comerciais, bem como em autocarros e carruagens. A legislação europeia apenas exige os rótulos nos veículos novos colocados no mercado pela primeira vez, ou registados a partir do dia 20 de março de 2021. Os fabricantes de veículos não recomendam a colocação destes rótulos em qualquer veículo mais antigo.

Os novos rótulos serão implementados nos 27 estados membros da União Europeia, países do EEE (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e também na Macedónia, Sérvia, Suíça e Turquia. Quanto ao Reino Unido, tal como já sucede com os rótulos para os veículos com motores térmicos, terá a seu cardo a decisão de implementação ou não desta nova rotulagem, mas os novos veículos terão os rótulos instalados na linha de produção e como
tal os veículos que entrarem no mercado do Reino Unido possuirão esses rótulos.

Formato e funções

De acordo com o site informativo fuel-identifiers.eu , o rótulo atua como uma ferramenta visual que ajudará os consumidores a selecionarem corretamente a estação de carregamento adequada ao seu veículo. Os consumidores apenas terão de corresponder o rótulo do seu veículo ao respetivo rótulo na estação de carregamento.

O formato de todas as interfaces elétricas é o de um hexágono horizontal e normal. A interface elétrica é categorizada através de um símbolo. O símbolo consiste numa única letra em alfabeto latino normal. As cores também são identificativas. Para a ficha e tomada do veículo, um símbolo branco/prateado com um fundo interno negro e um contorno branco/prateado. Para a ficha e tomada de saída, um símbolo negro com
um fundo interno branco/prateado e um contorno negro.