Publicidade Continue a leitura a seguir

Vidros embaciados com chuva? Use o truque dos pilotos de ralis

O embaciamento dos vidros do automóvel é um fenómeno comum em dias de invernia. Mais perigoso com chuva, uma vez que reduz a visibilidade de forma drástica. Evite o problema copiando truques e dicas de mergulhadores e pilotos de ralis.
Uma batata… Corte a batata ao meio. Esfregue no lado interior do vidro e depois passe um pano húmido. O amido da batata cria uma espécie de película que repele a humidade. Um truque aprendido nos ralis.
Álcool Junte num recipiente 60 gramas de glicerina líquida e 1 litro de álcool etílico. Misture muito bem e aplique com um pano limpo em todos os vidros do seu automóvel. Infalível!
Areia para gatos A sílica, componente da areia para gatos, é um excelente absorvente pelo que basta encher um par de meias de algodão com este produto e coloque-as debaixo dos bancos.
Espuma de barbear Basta aplicar, espalhar, passar um pano até retirar o produto. Funciona tão bem como qualquer líquido desembaciador.
Pasta dentífrica Aplique a pasta nos vidros espalhando bem até ter uma película fina que se deve depois polir. Por fim é retirar tudo com um pano húmido. Finalize com um pano seco.
Champô Os mergulhadores usam este método para que os óculos não embaciem. Aplique o champô, se for daquele para crianças ainda melhor, e depois passe o pano seco até retirar o produto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O embaciamento dos vidros do automóvel é provocado pela condensação da humidade no habitáculo, agravada pelo calor corporal e a respiração dos ocupantes, em contacto com o vidro arrefecido pela temperatura ambiente mais baixa no exterior. A mistura de massas de ar quente e frio que circulam à superfície do vidro favorece a formação de gotículas que resultam da condensação de vapor de água, fazendo com que estes se tornem praticamente opacos em segundos.

Na tentativa de recuperar rapidamente a visibilidade, o mais normal é ligar-se a ventilação dirigida aos vidros e/ou a resistência elétrica do sistema de desembaciamento, se o automóvel conta com este equipamento. É correto pensar-se que, aquecendo o ar, melhora-se a absorção de humidade. Mas é este o método que vai garantir melhores resultados e mais rápidos? Não.

A humidade nos vidros combate-se mais eficazmente com ar frio. Então o truque infalível para desembaciar é a utilização do sistema de ar condicionado na temperatura mais baixa possível. Em veículos que não dispõem de ar condicionado (ou quando este sistema não está em ótimas condições de utilização), recomenda-se que o fluxo de ar seja dirigido para os vidros e que se abra ligeiramente as janelas para atenuar a diferença de temperatura entre o exterior e o interior do automóvel. Resulta.

Independentemente do método escolhido, não tente limpar os vidros enquanto conduz: basta uma ligeira distração para não conseguir controlar o carro se for necessário efetuar uma manobra de emergência.

Truques para não embaciar

Se nota que a condensação é excessiva e muito frequente, procure primeiro confirmar que não existe nenhum problema no radiador ou uma fuga nalguma das tubagens. O filtro do habitáculo inutilizado também pode ser a explicação para este problema.

Confirmado o bom estado de todos os componentes, pode tomar medidas simples que evitam que os vidros do seu carro embaciem. Deve, por exemplo, garantir que estes estão impecavelmente limpos por dentro, uma vez que a sujidade, nomeadamente as poeiras, funcionam como uma espécie de pelicula aderente e favorecem a acumulação de vapor de água. Ou seguir um dos truques infalíveis que encontra na galeria.

Tão importante como saber “desembaciar” em tempo recorde, são os truques que previnem que os vidros do seu carro se tornem opacos num ápice. Percorra a galeria para saber como fazem os pilotos de ralis, entre outras dicas, simples mas infalíveis.