Watts On: Abraçar a mudança

03/04/2018

É a procura da relevância para a vida dos leitores que deve mover a criação de uma nova publicação. Sobretudo quando olhamos com atenção para aquilo que existe e achamos que podemos fazer algo inédito, melhor ou, pelo menos, diferente.

Foi há pouco mais de um ano que decidimos criar o Watts On, um site informativo de atualização diária, dedicado ao tema das cidades inteligentes e da mobilidade elétrica, assuntos que, para o nosso bem e para o bem das próximas gerações, têm que ser mais do que expressões modernas e da moda.

As cidades vão ser, cada vez mais, um fator de desenvolvimento económico e social de todos os países. Concentrarão um número crescente de habitantes (perto de 70% da população mundial em 2050, segundo a ONU), terão maior atividade económica, necessidades crescentes de habitação, mobilidade, energia e serviços.

Por outro lado, sobretudo em países integrados em organizações supra-nacionais, cada vez haverá maiores exigências no que diz respeito à proteção ambiental e à qualidade de vida.

O avanço tecnológico dará o seu contributo na obtenção de soluções para algumas destas questões, mas não as vai resolver todas.

A mobilidade representa talvez o principal vetor de mudança deste fenómeno. As revoluções nesta área apresentam-se em várias frentes, que questionam o tipo de energia, o tipo de relacionamento que os utilizadores passarão a ter com os veículos (propriedade ou serviço? exclusivo ou partilhado?) e até se serão condutores, co-pilotos ou meros passageiros…

É aqui que também se podem ganhar maiores benefícios com a otimização de recursos. Menos tempo no trânsito, menos gastos com a mobilidade significam mais tempo para gastarmos com atividades que nos fazem feliz. Mais tempo para a família, para a cultura, para o lazer.

Para tudo isto bater certo, sem criar disrupções económicas e sociais inaceitáveis, é necessária alguma reflexão, que tem que ser feita de forma alargada a toda a sociedade.

Para que o conceito de cidade inteligente possa atingir os seus objetivos precisamos de cidadãos inteligentes e informados, que aceitem a mudança como uma necessidade natural.

O Watts On nasceu para informar os seus leitores — de forma independente mas responsável, cuidada mas divertida — sobre os benefícios desta evolução, ponderada, realista e sustentável. Para que todos possam escolher melhor o seu presente e o seu futuro.