Ases pelos ares no Racing Weekend de Braga

17/09/2018

Domínio de Pedro Salvador nos Turismos, grelhas compostas nos Clássicos, vitórias repartidas nos Legends e muita emoção no KIA Picanto GT Cup. Foi assim o fim de semana da Velocidade nacional no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, onde o troféu dos Picanto esteve… quente.

Depois da sempre carismática passagem pelo Circuito de Vila Real, a Velocidade nacional rumou a Braga para disputar a terceira e penúltima prova da época, organizada pelo CAMI Motorsport, que antecede o fecho da temporada em Portimão. No Circuito Vasco Sameiro, a grelha dos Turismos voltou a ficar muito aquém do que é esperado na categoria-rainha do Campeonato de Portugal de Velocidade, com apenas seis carros a alinharem na ronda minhota, cinco TCR e o SEAT de João Sousa como único TCC, sem qualquer Supercar em pista.

Pedro Salvador (SEAT León)

Líder do campeonato antes de Braga, Pedro Salvador saiu do fim de semana com o título praticamente no bolso, estabelecendo a pole position para as duas corridas e, depois, garantindo mais dois triunfos indiscutíveis. O piloto do SEAT León só tem agoar de alinhar na prova de Portimão para se sagrar campeão nacional. Na Corrida 1, Francisco Carvalho (Audi RS3 TCR) foi o mais direto perseguidor do piloto de Chaves, com o Volkswagen Golf de Armando Parente a terminar no derradeiro lugar do pódio, logo seguido do Peugeot 308 de Rafael Lobato e Francisco Abreu. Manuel Gião, ao volante do KIA C’eed, foi o quinto classificado enquanto João Sousa abandonou logo na fase inicial.

Francisco Carvalho (Audi RS3)

Na Corrida 2, repetiu-se a supremacia de Salvador (vitória e volta mais rápida) mas desta feita Lobato e Abreu colocaram o Peugeot 308 no segundo lugar, na frente de Carvalho, Gião e de Henrique Chaves, sendo que João Sousa nem sequer alinhou.

Francisco Carvalho, Pedro Salvador e Armando Parente no pódio

Já a grelha dos Clássicos e Clássicos 1300 teve 25 carros em pista mas os vencedores foram os mesmos nas duas corridas: Rui Costa e o Ford Escort RS1600 nos Clássicos e Carlos Cruz (Datsun 1200) nos Clássicos 1300. Rui Azevedo (Ford Escort RS1600), Joaquim Soares (Lotus Elan 26R), Filipe Matias (Lotus Elan +2) e Rui Ribeiro (Ford Escort) completaram o top 5 absoluto nas duas corridas.

Rui Costa (Ford Escort)

O pelotão dos Legends teve uma grelha de duas dezenas de carros e com o Citroën Saxo de Pedro Alves a partir da pole position. Na Corrida 1, o jovem piloto de Vila Real não deu hipóteses à concorrência e venceu com mais de sete segundos de vantagem sobre o Toyota Carina E de José Meireles, com o Saxo de Fernando Cabral a completar o pódio. Na Corrida 2, foi a vez de António Barros impor o poderio do BMW M3 e deixar os restantes lugares do pódio para Pedro Alves (2.º) e José Meireles (3.º).

Corrida dos Legends

Mas um dos destaques do fim de semana de Braga foram as corridas do KIA Picanto GT Cup, troféu monomarca organizado pela CRM Motorsport e KIA Portugal, que mistura provas em circuito com rampas. Um total de 16 carros estiveram na prova minhota e proporcionaram imagens espetaculares, fruto das lutas intensas num pelotão liderado por Hugo Araújo.

Hugo Araújo (KIA Picanto GT Cup)

O bicampeão dos Super Seven by KIA venceu as duas corridas na ‘sua’ cidade e reforçou o comando da categoria Pro, com o jovem Mariano Pires, vindo do Karting, a confirmar todo o seu potencial ao obter dois segundos lugares à geral, sempre a curta distância de Hugo Araújo, e mais dois triunfos entre os Júniores.

Mariano Pires (KIA Picanto GT Cup)

O pódio absoluto da Corrida 1 ficou completo com Marco Saraiva, enquanto na Corrida 2 foi Hugo Marcos a terminar no terceiro lugar.

CLASSIFICAÇÕES – RACING WEEKEND BRAGA

FOTOS: Racing Weekend / Nuno Organista / KIA Picanto GT Cup