Baltar confirmou equilíbrio no Rotax Max Challenge Portugal

31/07/2018

O Kartódromo de Baltar recebeu a terceira prova do Rotax Max Challenge Portugal

Depois da abertura em Palmela e da segunda prova realizada em Viana do Castelo, o Rotax Max Challenge Portugal prosseguiu no Kartódromo de Baltar, e com novos vencedores no troféu organizado pela Korridas e Kompanhia, sob a égide da FPAK.

À chegada a Baltar, Pedro Pinto (Tonykart) era o líder do campeonato na categoria DD2 (para pilotos com idades entre os 15 e os 31 anos), com um total de 217 pontos, enquanto Rui Pereira (Birel ART) comandava a categoria DD2 Master (pilotos com idade igual ou superior a 32 anos), tendo acumulado 210 pontos nas duas primeiras provas, tantos quantos o regressado João Oliveira, finalista no Mundial de 2016, em Nápoles (Itália).

Nos treinos cronometrados, Rui Pereira foi o mais rápido entre os Master e também à geral, rodando em 47,627s, enquanto Pedro Pinto assegurou o melhor registo na DD2, com uma volta em 47,742s.

Rui Pereira (Birel ART)

Na Final 1, Rui Pereira confirmou o seu favoritismo e colocou-se na frente logo após o arranque, ‘levando’ consigo José João Oliveira (Birel ART). Estes dois pilotos rodaram juntos durante as 16 voltas da corrida, com Rui Pereira a triunfar na DD2 Master e à geral, obtendo ainda a volta mais rápida (47,827s), enquanto José João Oliveira conseguiu a sua primeira vitória do ano na DD2. Atrás deste duo, João Oliveira (Tonykart) viria a cortar a linha de meta no terceiro lugar da geral mas viria a ser penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores de partida, assegurando ainda assim o segundo lugar entre os Master. Pedro Pinto foi o segundo classificado da DD2, enquanto Bravo Lima (Praga) e Fernando Costa (Praga) terminaram na terceira e quarta posições da Master, respetivamente, numa corrida onde Vítor Mendes (Praga) foi obrigado a abandonar.

Pódio DD2

Na Final 2, Rui Pereira voltou a impor um andamento muito forte e desta feita venceu com uma vantagem confortável sobre Pedro Pinto, o mais forte na categoria DD2. Vítor Mendes rodou muito perto de Pedro Pinto e garantiu o segundo lugar dos Master, enquanto José João Oliveira terminou logo atrás do piloto de Felgueiras, sendo o segundo classificado da DD2. João Oliveira completou o pódio dos Master, terminando na frente de Bravo Lima e Fernando Costa.

Pódio DD2 Master

Com estes resultados, Rui Pereira subiu ao lugar mais alto do pódio de Baltar, sendo acompanhado por Pedro Pinto e José João Oliveira. João Oliveira foi o segundo classificado final na Master, enquanto Bravo Lima fechou o top 3 da classe, seguido por Fernando Costa e Vítor Mendes.

Manuel Alves vence na Sénior… Gonçalo Coutinho mantém a liderança

Depois das jornadas em Palmela e Viana do Castelo, o Rotax Max Challenge Portugal da categoria Sénior, também prosseguiu no Kartódromo de Baltar.

Manuel Alves (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 48,104s e garantiu a pole-position quer para a Final 1 quer para a Final 2. Na primeira, o piloto da Trofa arrancou bem e liderou a primeira volta mas, na seguinte, Gonçalo Coutinho (FA) passou para o comando e manteve-o até à última volta, altura em que Manuel Alves – autor da volta mais rápida em 48,209s – assumiu a liderança e não mais a largou, tendo o piloto de Gondomar garantido o segundo lugar.

Manuel Alves (Tonykart) e Gonçalo Coutinho (FA)

A luta pela terceira posição foi muito intensa, protagonizada por Diogo Marques (Tonykart) e António Correia (CRG), terminando por esta ordem, respetivamente, na frente na Afonso Trindade (CRG) que fechou o top-5. Filip Vava (Tonykart), que foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, não alinhou por chegar atrasado à pré-grelha.

Na Final 2, Manuel Alves voltou a largar da pole-position, mas caiu para a segunda posição por troca com Filip Vava. O piloto espanhol conseguiu construir uma vantagem confortável para o resto do pelotão e manteve a liderança até final, rubricando também a volta mais rápida em 48,408s.

Gonçalo Coutinho e Manuel Alves passaram a travar um duelo pelo segundo lugar, tendo o primeiro acabado por levar a melhor numa luta que se manteve até à bandeira xadrez.

Diogo Marques terminou na quarta posição, na frente de António Correia e Afonso Trindade, respetivamente.

Pódio Sénior

No somatório dos resultados das duas Finais, Manuel Alves venceu a prova de Baltar com 105 pontos, totalizando mais um do que Gonçalo Coutinho que foi segundo classificado. Diogo Marques, com 99 pontos, completou o pódio, António Correia garantiu a quarta posição com 97 pontos e Afonso Trindade fechou o top-5 com 95 pontos. Filip Vava foi sexto classificado.

Guilherme de Oliveira mais líder na Júnior… Tomás Ribeiro muito forte

A terceira prova do Rotax Max Challenge Portugal foi disputada no Kartódromo de Baltar, num evento que sucedeu às rondas em Palmela e Viana do Castelo. Na categoria Júnior (para pilotos entre os 12 e os 14 anos idade), Guilherme de Oliveira (Tonykart) era o líder da competição à chegada a Baltar, tendo acumulado a pontuação máxima (220 pontos) nas duas primeiras provas da época.

Guilherme de Oliveira (Tonykart)

O segundo classificado do troféu, Tomás Ribeiro (Tonykart), começou por estabelecer a pole-position nos treinos cronometrados, ao rodar em 48,883s na sua melhor volta, tendo Guilherme de Oliveira a seu lado na primeira fila da grelha. Na Final 1, o jovem piloto de Fafe aproveitou para largar na frente e nunca mais abandonou essa posição, liderando um quinteto onde também estavam Guilherme de Oliveira (autor da volta mais rápida, em 48,838s), Ruben Silva (CRG), Mariana Machado (Praga) e Gabriel Caçoilo (FA). Contudo, Tomás Ribeiro viria a ser desclassificado pelo Colégio de Comissários Desportivos, por irregularidade técnica no seu kart, com Guilherme de Oliveira a subir ao lugar mais alto do pódio.

Pedro Perino (Tonykart) rodou toda a corrida no sexto lugar mas viria a ser penalizado em três segundos, por saída parcial dos corredores de partida, tal como Miguel Corsino (Exprit). A correr em ‘casa’, Rodrigo Lessa (Tonykart) foi quinto classificado, seguido de Perino, Corsino e de Alexandre Almeida (Tonykart).

Na Final 2, Tomás Ribeiro ‘vingou-se’ do resultado da primeira corrida e controlou as operações da primeira à última volta, sempre com Guilherme de Oliveira a curta distância. Um resultado que confirmou a rapidez e o taleto do jovem piloto minhoto em Baltar, embora Guilherme de Oliveira tenha sido o vencedor da terceira prova da época, reforçando a liderança no troféu.

Mariana Machado esteve em bom plano e liderou o segundo grupo da Final 2, onde também estavam Gabriel Caçoilo e Pedro Perino, com a piloto de Vila Verde a averbar ainda a volta mais rápida da corrida (48,919s).

Ruben Silva foi desta vez sexto classificado, logo na frente de Miguel Corsino, enquanto Rodrigo Lessa foi oitavo na Final 2, seguido de Alexandre Almeida.

Pódio Júnior

Com estes resultados, Guilherme de Oliveira subiu ao lugar mais alto do pódio de Baltar, sendo acompanhado por Mariana Machado e Ruben Silva.

José Barros vence em Baltar e mantém liderança na Mini-Max

Depois das jornadas em Palmela e Viana do Castelo, o Rotax Max Challenge Portugal da categoria Mini-Max, prosseguiu no Kartódromo de Baltar, com a realização da terceira prova.

Adrián Malheiro (Praga) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 50,926s e garantiu a pole-position quer para a Final 1 quer para a Final 2. Na primeira, o piloto luso-espanhol largou bem e manteve a liderança até à bandeira xadrez, rubricando também a volta mais rápida em 51,173s.

João Oliveira (CRG) largou bem do quarto posto e assumiu o segundo lugar, trocando depois de posição com José Barros (FA), que acabou por ser o segundo classificado.

Duarte Pinto Coelho (Sodikart) ascendeu ao terceiro lugar a meio da corrida e manteve-o até final, enquanto João Oliveira terminou na quarta posição, na frente Pedro Carvalho (Tonykart), Pedro Pinto Soares (Birel ART), João Pinto Coelho (Sodikart) e do estreante José Almeida (Topkart).

Na Final 2, Adrián Malheiro voltou a largar da pole-position e liderou as primeiras duas voltas, altura em que caiu para a última posição, devido a um toque. José Barros assumiu o comando e manteve-o até final, enquanto na segunda posição terminou João Oliveira. Na luta pelo terceiro lugar, Duarte Pinto Coelho levou a melhor, depois de duas penalizações a Pedro Carvalho (que caiu para o sexto lugar), tendo João Pinto Coelho e Pedro Pinto Soares encerrado o top-5. José Almeida terminou no sétimo lugar.

Pódio Mini-Max

No somatório dos resultados das duas Finais, José Barros garantiu o lugar mais alto do pódio em Baltar e conservou a liderança na competição. Duarte Pinto Coelho foi segundo classificado e João Oliveira – em igualdade pontual –, completaram o pódio. João Pinto Coelho, Pedro Carvalho e Pedro Pinto Soares, todos com 96 pontos, encerraram por esta ordem o top-6, na frente do estreante José Almeida. Já Adrián Malheiro foi desclassificado da prova.

Espanhol Christian Costoya coleciona a terceira na Micro-Max

A categoria Micro-Max (pilotos com idades entre os 7 e os 10 anos) também disputou a terceira prova do Rotax Max Challenge Portugal, no Kartódromo de Baltar, sucedendo às rondas em Palmela e Viana do Castelo. O espanhol Christian Costoya (Tonykart) protagonizou um arranque de época praticamente perfeito, acumulando a pontuação máxima nas duas primeiras provas da competição portuguesa.

Christian Costoya (Tonykart) e Rodrigo Vilaça (Tonykart)

Nos treinos cronometrados, seria Rodrigo Vilaça (Tonykart) a assumir o protagonismo, obtendo a pole-position para a primeira corrida do dia, ao rodar em 53,910s na sua melhor volta. Vilaça e Costoya confirmaram o favoritismo na Final 1 e brindaram o público com uma corrida notável, com trocas de posição na liderança da corrida, apesar dos escassos pontos de ultrapassagem no traçado de Baltar. Vilaça liderava a corrida à entrada para a última volta mas Costoya conseguiu passar para a frente e vencer, averbando assim o terceiro triunfo consecutivo em Finais no Rotax Max Challenge Portugal.

Apenas no seu segundo ano no Karting de competição, o jovem Rodrigo Vilaça também fez uma excelente corrida e deu muita luta ao piloto galego, apoiado pelo bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso.

José Pinheiro (Praga) foi o terceiro classificado da Final 1, depois de ter conseguido ultrapassar a espanhola Lucia Estevez (Praga), com Salvador Trindade (Birel ART) a completar o top 5. Henrique de Oliveira (Tonykart) conseguiu subir ao sexto lugar final, na frente de Maria Germano Neto (Praga), Martim Marques (Sodikart) e do espanhol Guillermo Pernia (Tonykart).

Na Final 2 assistiu-se a um cenário muito semelhante ao da primeira corrida, já que Rodrigo Vilaça e Christian Costoya voltaram a isolar-se do pelotão e a alternaram a primeira posição. Só que desta vez, o piloto espanhol assumiu o comando a meio da corrida e depois manteve-se a salvo de eventuais ataques do piloto de Guimarães, que no final viria a ser penalizado pelos Comissários Desportivos em 10 segundos, por alegada falsa partida. LuciaEstevez secundou, assim, o seu compatriota Costoya, enquanto Salvador Trindade assegurou o derradeiro lugar do pódio na Final 2, logo na frente de Maria Germano Neto, que fez uma excelente recuperação. José Pinheiro foi o quinto classificado, na frente de Henrique de Oliveira e Rodrigo Vilaça, que foi relegado para o sétimo posto após penalização. Guillermo Pernia foi o oitavo classificado e Martim Marques terminou no nono lugar, vindo a ser penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores de partida.

Pódio Micro-Max

Com estes resultados, Christian Costoya manteve o seu registo imaculado no Rotax Max Challenge Portugal em 2018, sendo acompanhado no pódio final de Baltar por Lucia Estevez e Rodrigo Vilaça.

Terceira vitória do ucraniano Luka Fedorenko na Micro-Academy

Depois das jornadas em Palmela e Viana do Castelo, o Rotax Max Challenge Portugal da categoria Academy, prosseguiu no Kartódromo de Baltar, com a realização da terceira prova.

Pedro Moura (Praga) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 54,251s e garantiu a pole-position quer para a Final 1 quer para a Final 2. Na primeira, o piloto de Penafiel teve problemas na partida e acabou por não alinhar.

O ucraniano Luka Fedorenko (EKR) arrancou bem e manteve-se na liderança até final, assinando a volta mais rápida em 54,854s, terminando logo a seguir o estreante António Silva (Praga) – segundo mais rápido nos treinos cronometrados –, Gonçalo Pereira (Praga) e Ricardo Gonçalves (Praga) nas posições seguintes, respetivamente. António Silva viria depois a ser penalizado com cinco segundos e caiu para o quarto lugar, ascendendo Gonçalo Pereira e Ricardo Gonçalves aos segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Luka Fedorenko (EKR)

Afonso Pinto Soares (EKR) foi um tranquilo quinto classificado e Pedro Santos (Tonykart) cruzou a meta no sexto lugar.

Pedro Moura, que arrancou na pole-position, não foi feliz no momento da partida, dado que um toque fez com que a corrente do seu kart saltasse, sendo assim forçado a abandonar.

Na Final 2, Pedro Moura voltou a largar da pole-position e fez um bom arranque, mas Luka Fedorenko conseguiu na primeira volta passar para a liderança. O piloto ucraniano e o penafidelense travaram um duelo intenso pela vitória até à última volta, altura em que Pedro Moura conseguiu levar a melhor sobre Luka Fedorenko e assinar ainda a volta mais rápida em 54,345s.

Na discussão pelo terceiro lugar, Gonçalo Pereira acabou por levar a melhor sobre Ricardo Gonçalves, terminando logo a seguir António Silva. Afonso Pinto Soares e Pedro Santos foram os sexto e sétimo classificados, respetivamente.

Pódio Academy

Com uma vitória e um segundo lugar, Luka Fedorenko venceu a prova de Baltar, tal como já havia conseguido em Palmela e em Viana do Castelo. Gonçalo Pereira e Ricardo Gonçalves completaram o pódio, enquanto António Silva e Afonso Pinto Soares fecharam o top-5. Pedro Santos e Pedro Moura foram os sexto e sétimo classificados, respetivamente.

O Rotax Max Challenge Portugal regressa no próximo dia 9 de setembro, com a realização da quarta e penúltima prova da época, no Kartódromo Internacional de Braga.

CLASSIFICAÇÃO ROTAX MAX CHALLENGE PORTUGAL – BALTAR

FOTOS: Hellofoto