A categoria X30 Sénior é mais concorrida desta prova inaugural do CPK, reunindo um pelotão de 17 pilotos no Bombarral. Depois de há duas semanas ter subido ao pódio (2.º lugar) do Open de Portugal, na sua estreia oficial na X30 Sénior, Mariana Machado (427) começou por obter o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados, ao rodar em 46,508s.
A jovem piloto de Vila Verde, que utiliza chassis Praga, obteve a pole position para a primeira manga de qualificação, tendo Gabriel Caçoilo (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha. Mariana Machado arrancou bem para a primeira manga e manteve-se na frente de todo o pelotão, com Guilherme de Oliveira (Tonykart) logo atrás. A jovem piloto minhota conseguiu abrir uma vantagem sobre Guilherme de Oliveira, gerindo depois o seu avanço na fase final. Nas últimas voltas, o jovem venezuelano de origem checa Zdenek Chovanec (Exprit) aproximou-se de Guilherme de Oliveira e terminou colado ao piloto de Vila Nova de Gaia. Tomás Caixeirinho (Kart Republic), em estreia na X30 Sénior, garantiu o quarto lugar da manga inaugural, depois de ter superado Gabriel Caçoilo, que completou o top 5. Também dentro dos dois primeiros terminaram Frederico Peters (Kart Republic), Manuel Leão (Exprit), o espanhol Alvaro Garcia (Tonykart), João Vairinhos (Praga) e Rodrigo Lessa (Tonykart). Autor de uma assinalável recuperação, Ruben Silva (CRG) terminou no 11.º posto, na frente do espanhol David Represas (CRG), Lourenço Monteiro (Tonykart), o espanhol Sergio Pereira (FA), Manuel Silva (Kart Republic), Luís Caetano (Mad Croc) e Tomás Guedes (DR).
Amanhã, a partir das 11h50 disputa-se a segunda manga de qualificação da X30 Sénior no Bombarral, enquanto a Final (17 voltas) está agendada para as 15h00 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h00.
Categoria X30 Super Shifter
A categoria X30 Super Shifter, onde alinham os impressionantes karts de 175cc equipados com caixa de velocidades, Tiago Teixeira (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na classe Sénior, com a marca de 44,845s, enquanto na classe Master foi Hugo Marreiros (DR) com o registo de 44,913s, sendo o segundo melhor tempo à geral.
Na primeira manga de qualificação, disputada em 12 voltas ao traçado de 1106 metros, Tiago Teixeira largou assim da pole-position com Hugo Marreiros a seu lado. O piloto de Paredes arrancou bem e liderou de princípio a fim (com a volta mais rápida em 45,048s), tendo Marreiros terminado na segunda posição e ganho a classe Master.
Rodrigo Ferreira (Praga) terminou na terceira posição (2.ª da Sénior), na frente de Ricardo Borges (Kart Republic) – 3º na Sénior –, Miguel Ramos (CRG) e de Miguel Ramos que fechou o top-5 e garantiu o 4.º lugar da Master.
Rita Teixeira (Kart Republic) foi sexta classificada e 5.ª na Sénior, seguindo-se Joel Magalhães (CRG) – 2.º na Master –, Fábio Mota (CRG) – 3.º na Master –, Vasco Lázaro (Kart Republic) – 4.º Master – e Paulo Martins (Tonykart), 5.º Master.
Categoria Júnior
A categoria Júnior teve um pelotão de 15 pilotos no Bombarral, com Luís Alves (346), que utiliza um chassis Kart Republic, a obter o melhor tempo nos treinos cronometrados, rodando em 47,978s. O piloto de Guimarães conseguiu a pole position para a primeira manga de qualificação, tendo Tomás Ribeiro (Tonykart) a seu lado na primeira fila da grelha.
Estes dois pilotos viriam a discutir a vitória na primeira manga de qualificação, onde Luís Alves assumiu o comando logo após o arranque, mas com Tomás Ribeiro sempre a curta distância. Apesar dos ataques do piloto de Fafe, Luís Alves defendeu a liderança e garantiu a vitória e a volta mais rápida da primeira manga (48,188s), seguido de perto por Tomás Ribeiro, enquanto mais atrás Ivan Domingues (Mad Croc) assegurou o derradeiro lugar do pódio, sustendo a pressão de Henrique Cruz (Kart Republic) e José Barros (Kosmic).
Amanhã, a partir das 11h10 será disputada a segunda manga de qualificação, enquanto a Final (17 voltas) está agendada para as 14h20, com a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h00.
Categoria Juvenil
A categoria Juvenil teve um pelotão de nove pilotos no Bombarral, com o campeão nacional em título, Adrián Malheiro (201), que utiliza chassis Praga, a estabelecer o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados, rodando em 51,662s. O piloto luso-espanhol garantiu a pole position para a primeira manga de qualificação, tendo José Pinheiro (Praga) a seu lado na primeira linha da grelha.
Pedro Carvalho (Tonykart) ocupou o quarto lugar durante grande parte da corrida mas atrasou-se na fase final, sendo ultrapassado por João Oliveira (Tonykart). Com o atraso de Pedro Carvalho, que terminaria no oitavo posto, Diogo Castro (Fórmula K) subiu até ao quinto lugar, seguido de Pedro Barbosa (EKR), que faz a sua estreia na categoria Juvenil e no CPK. Francisco Costa (Praga) foi o sétimo classificado, na frente de Pedro Carvalho e Rodrigo Vilaça (Tonykart), que foi obrigado a abandonar na fase inicial da corrida, devido um problema técnico.
Amanhã, a partir das 10h30 será disputada a segunda manga de qualificação, enquanto a Final (15 voltas) está agendada para as 13h40 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h00.
Categoria Cadete
Entre um pelotão de 15 participantes, Santiago Alves (nº 115), com chassis Mad Croc, foi o mais rápido nos treinos cronometrados ao estabelecer a melhor marca em 54,280s aos 1106 metros do traçado da região oeste, tendo Tiago Lima (EKR) rubricado a segunda melhor volta em 54,318s, pelo que também garantiu um lugar na primeira linha de partida para a primeira manga de qualificação. Noah Monteiro (Parolin) e Maria Germano Neto (Praga) asseguraram, com os tempos de 54,461s e 54,646s, respetivamente, presença na segunda linha.
Na manga inaugural, disputada em 10 voltas, Santiago Alves arrancou então da pole-position e manteve a rapidez que mostrou nos ‘cronos’ ao liderar de princípio a fim. Na luta pela segunda position, Noah Monteiro levou a melhor sobre Tiago Lima – autor da volta mais rápida em 54,263s – mas cruzaram a meta lado a lado.
Maria Germano Meto terminou logo a seguir na quarta posição e Martim Marques fechou o top-5, na frente de João Maria Gouveia (Praga), Diogo Caetano (Birel ART), José Maria Gouveia (Praga), Rodrigo Seabra (Kosmic) e Rodrigo Ferreira (Tonykart) que encerrou o top-10.
Pedro Cachada (Mad Croc) concluiu as 10 voltas na 11.ª posição, seguindo-se Tomás Gomes (Tonykart), João Barros (Tonykart), Gabriela Teixeira (Praga) e Beatriz Costa (Praga).
Amanhã, a partir das 10h50, será disputada a segunda manga de qualificação, enquanto a Final está agendada para as 14h00 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h00.
Categoria Iniciação
A categoria Iniciação também arrancou hoje no KIRO – Kartódromo de Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a organização a cargo da ACDME. Romeu Mello, com chassis Birel ART, foi o mais rápido nos treinos de cronometrados com a marca de 1m19,157s, pelo que assegurou a pole-position para a primeira manga de qualificação, tendo largado a seu lado Guilherme Morgado (Parolin), enquanto da segunda linha partiram Joana Lima (Birel ART), Xavier Lázaro (Birel ART) e da terceira os ‘rookies’ Francisco Iglésias (Parolin) e Vasco Moreira (Parolin).
Na primeira manga de qualificação, disputada em 4 voltas ao traçado da região oeste com uma extensão de 1106 metros, Romeu Mello largou assim da pole-position e foi o primeiro a ver a bandeira xadrez. Guilherme Morgado rodou sempre no segundo posto, mas viria a ser penalizado com 10 segundos por exceder os limites da pista, pelo que foi quarto classificado.
Joana Lima e Xavier Lázaro proporcionaram uma corrida muito interessante, com Xavier Lázaro a passar a piloto de Lisboa na última volta para terminar assim na segunda posição e Joana Lima no terceiro lugar. Vasco Moreira e Francisco Iglésias foram os quinto e sexto classificados, respetivamente.
Amanhã, a partir das 11h30, será disputada a segunda manga de qualificação, enquanto a Final está agendada para as 14h40 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h00.
FOTOS: Alexandre Araújo / HelloFoto