O campeão Tiago Reis, acompanhado do navegador Válter Cardoso, terminou a prova com um tempo total de 3h42m48,6s, mostrando um ritmo excelente e capacidade para superar as dificuldades de um terreno que se mostrou desafiante. No final, Reis dedicou o triunfo ao seu irmão e a Tiago Neves, desejando uma “rápida recuperação para que possam estar aqui novamente connosco”.
Na segunda posição, também com uma Toyota Hilux T1+, terminou a dupla João Ramos/Jorge Carvalho que tinha começado por vencer o prólogo, mas que após alguns percalços, incluindo um furo nos derradeiros quilómetros do último setor seletivo, ficou-se pelo segundo lugar. As sensações vividas por João Ramos ao longo dos três dias da competição de abertura da época deixam-no otimista em relação ao futuro e com o objetivo focado na luta pelo título.
Na terceira posição e no primeiro lugar da Classe T3 Challenger ficou a dupla João Dias/João Filipe Miranda que se impôs por 48 segundos ao par Armindo Araújo/Pedro Ré, seus colegas de equipa, ambos em Can-Am.
“Objetivo cumprido, foi melhor do que eu estava à espera, conseguimos fazer um bom lugar à geral, pensei que não conseguisse ficar à frente das T1 todas, só fiquei com duas T1+ à minha frente. Portanto, o resultado até foi melhor do que as expectativas que criamos, depois fizemos o terceiro lugar e vencemos a classe T3, portanto ótimo”, salientou João Dias.
A dupla Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira ficou com o quinto posto da geral e terceiro nos T3, perdendo a batalha com Armindo Araújo após uma luta bastante interessante de seguir. A dupla João Monteiro/Nuno Morais em Can-Am finalizou a prova no sexto lugar absoluto e sagrou-se vencedora entre os SSV T4.De Espanha veio a dupla José Luis Garcia/Samantha Montielem que, a bordo de um MINI triunfou entre os T1. O Top 10 absoluto completou-se com mais três equipas da categoria Challenger. O estreante em competições de todo-o-terreno Bernardo Sousa navegado por Hugo Magalhães foi oitavo à frente de Francisco Guedes/Joel Lutas, ambos em Can-Am, e da dupla Miguel Barbosa/Luís Ramalho, que estreou em Portugal o Tauros, a marca que venceu o Dakar.
Foram ainda vencedores Joel Marrazes/José Motaco em Nissan Navara que se superiorizaram na classe T8, Carlos Silva e Pedro Medinas que em Isuzu D-Max triunfaram entre os T2 e Miguel Teodoro navegado por Gonçalo Rosado em Nissan D21 que venceu nos T9. Extra competição Alexandre Franco pilotou o camião DAF da Classe T5 navegado por Nuno Rodrigues da Silva.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.