Aos 26 anos, depois de uma carreira que passou pelo Karting, Ralicross e Ralis, Ricardo Costa fez a estreia absoluta na Velocidade, no passado fim de semana, na prova da GT3 Cup disputada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha).

Jovem piloto de Vila Nova de Famalicão foi a surpresa na ronda espanhola dos Porsche 997 GT3 Cup, conseguindo um pódio à geral (2.º lugar) e a vitória na categoria AM.

Nascido no seio de uma família ligada ao automobilismo, Ricardo Costa deu os primeiros passos no Karting, considerada a grande escola do desporto motorizado. Depois, o jovem piloto de Vila Nova de Famalicão viria a sagrar-se campeão nacional de Ralicross, antes de dar nas vistas também nos Ralis, onde competiu até 2020.

Só que a amizade com o campeão em título da GT3 Cup, Carlos Vieira, acabou por gerar um convite para que Ricardo Costa experimentasse as emoções da Velocidade… e logo ao volante de um espetacular Porsche 997 GT3 Cup. O desafio era fazer a estreia absoluta nos circuitos durante a segunda ronda da GT3 Cup, que foi disputada na pista espanhola de Valência. Ricardo Costa chegou ao traçado do Circuito Ricardo Tormo só com umas sessões no simulador, para aprender minimamente as trajetórias da pista espanhola, mas sem qualquer noção anterior sobre a pilotagem de um GT com mais de 400 cavalos, tração traseira e caixa sequencial.

O jovem ‘rookie’ destacou-se ao conseguir logo o 2.º melhor tempo absoluto nas duas sessões de qualificação, só atrás do consagrado Carlos Vieira! As duas corridas do fim de semana foram mais um enorme desafio para Ricardo Costa, que nunca tinha feito um arranque nestas circunstâncias. A Corrida 1 acabou por ser condicionada por um arranque menos eficaz, um furo e um drive-through. Ricardo Costa terminou a primeira corrida da sua vida em circuitos no 11.º lugar e no pódio (2.º lugar) da categoria AM.

Na Corrida 2, com as emoções mais controladas, o jovem famalicense voltou a brilhar e terminou mesmo no 2.º lugar da geral e como vencedor da categoria AM! Melhor era (quase) impossível.

“Nunca pensei que fosse possível chegar a um carro novo, a um campeonato novo e a uma pista desconhecida e conseguir rodar no ritmo que rodei, fosse nos treinos, na qualificação e até nas corridas”, afirmou o promissor piloto minhoto, cujo Porsche é preparado e assistido pela experiente Veloso Motorsport. “Aprendi muito ao longo deste fim de semana. Passei por momentos e circunstâncias completamente novos para mim, mas conseguir dois segundos lugares na qualificação, subir ao pódio na Corrida 2 e vencer a minha categoria, foi algo simplesmente fantástico. Vou tentar fazer as restantes corridas do troféu, porque além do carro ser brutal e as provas bem escolhidas, entre Portugal e Espanha, o ambiente que se vive no paddock da GT3 Cup é excelente. Por outras palavras, vim para ficar (na Velocidade)”, admitiu Ricardo Costa, que também fez questão de agradecer “a toda a equipa técnica da Veloso Motorsport, pelo excelente carro que me puseram nas mãos, mas sobretudo pelo gosto, entusiasmo e dedicação com que me ajudaram ao longo da preparação e no decorrer deste fim de semana de corridas. Também foi muito importante a ajuda do grande amigo e grande piloto Carlos Vieira, que além de ter sido impulsionador da minha vinda para a Velocidade e em específico para a GT3 Cup, ainda me transmitiu muito do seu vasto conhecimento em circuitos e nestes carros. Sem isso não teria chegado ao nível que cheguei tão rapidamente. Parabéns ao Carlos pela vitória, indiscutivelmente merecida, como é hábito. Uma palavra especial também para os meus patrocinadores, pelo entusiasmo com que me acompanharam neste projeto completamente novo, e um obrigado enorme a toda a minha família, pelo apoio, em especial ao meu pai, por gostar tanto das corridas como eu e por permitir que este sonho se realize”, concluiu.

A próxima prova da GT3 Cup será disputada em mais uma pista emblemática, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, nos dias 9 e 10 de julho.