A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) divulgou, em comunicado, os números do retorno mediático relativos a 2020 e que ultrapassaram os 46 milhões de euros, de acordo com os valores apresentados pela empresa Cision.
Em ano atípico, causado pela pandemia Covid 19, o automobilismo e o karting não foram exceção, sucedendo-se a anulação de provas e o fim prematuro de vários campeonatos numa temporada particularmente difícil e exigente para os diversos agentes envolvidos no mundo das competições.
Apesar do cenário pouco animador e das contrariedades, «a FPAK, pilotos, equipas e marcas tudo fizeram para continuar a dar ao desporto automóvel a notoriedade que merece», refere a entidade federativa no comunicado em que sublinha tal empenho «acaba por se refletir no valor de retorno mediático: 46.792.097€».
Tal resultado ficou aquém dos valores de 2019, pelas razões invocadas; todavia, «continua a superar os anos anteriores».
Para Ni Amorim, os valores alcançados em 2020 «espelham um enorme esforço de todos, e da FPAK em particular, para conseguir manter, numa altura tão complicada, o desporto automóvel nos meios de comunicação social».O presidente da entidade federativa sublinhou que «não podemos esquecer a redução brutal que houve no número de provas, para além de campeonatos que não chegaram sequer a arrancar, e mesmo assim, fomos paulatinamente conseguindo impor os nossos conteúdos».
Para Ni Amorim, «este resultado é de todos e demonstra que, em situação normal, conseguiríamos resultados de relevo».
Valores por disciplina
Ralis 25.823.777€
Velocidade 4.583.029€
Montanha 3.964.212€
Karting 2.858.737€
Ralicrosse 1.379.021€
Regularidade 211.632€