Alexandre Borges festeja a vitória na 1.ª edição do Guarda Racing Days
Dois dias de muito espetáculo, adrenalina e emoção apadrinhados pela presença de milhares de espetadores, que assistiram à atuação de alguns dos melhores pilotos nacionais, fizeram da edição pioneira do Guarda Racing Days um assinalável sucesso.

O êxito alcançado levou a organização, a cargo do Município local e do Clube Escape Livre, a pensar já na reedição deste evento, o maior de sempre, em termos de desportos motorizados, realizados na cidade mais alta de Portugal.

Para Carlos Chaves Monteiro, presidente da Edilidade local, «era algo que a Guarda já precisava para animar a cidade e com o Clube Escape Livre conseguimos esse objetivo. Acredito que lançámos a semente de um grande evento desportivo para a Guarda e queremos que no futuro o continue a ser, se torne ainda mais abrangente».

O pentacampeão nacional de ralis, Armindo Araújo referiu que «foi, sem dúvida, uma enorme festa do automobilismo». Para o piloto de Santo Tirso, «juntar vários campeões nacionais de diferentes disciplinas só podia ser um sucesso. O traçado apresentado pelo Clube Escape Livre era muito interessante e um excelente desafio para pilotos, carros e público».

Armindo Araújo, campeão nacional de ralis, estreou-se ao volante de um SSV

Estreante ao volante de um CAN AM X3, Armindo Araújo sublinhou que «o SSV é muito diferente de um carro de rali, mas adaptei-me rapidamente e consegui ser sempre o mais rápido».

Em pista, competiram três carros de cada vez, com ordem de partida de alguns segundos de diferença, criando uma aliciante dinâmica de perseguição, adrenalina e espetáculo para público e pilotos.
Pedro Leal em ação na pista de piso misto da cidade mais alta de Portugall

A velocidade e a cronometragem contaram para estabelecer classificações, mas foram as manobras dos diferentes tipos de veículos nos saltos e nos ganchos, o potente som dos motores a fazer o público vibrar.

Destacaram-se, entre outros, a potência do barulhento do Mitsubishi Evo de Manuel Correia, a levantar nuvens de poeira, ou o Renault 4L de Pinto dos Santos e Nuno Rodrigues da Silva, que chegou a curvar em duas rodas.

A dupla Pinto dos Santos(Nuno Rodrigues da Silva (Renault 4 L) deu espetáculo

De assinalar a estreia do Mini CaTTiva Rally Raid de Rui Sousa, que na manga final acabou por capotar, e o facto do piloto começar na Guarda as suas comemorações de 25 anos de carreira em equipa com Carlos Silva, e a primeira participação do atual campeão nacional de ralis Armindo Araújo, a conduzir um SSV.

«O SSV é muito diferente de um carro de rali, mas adaptei-me rapidamente e consegui ser sempre o mais rápido», sublinhou o atual campeão nacional de ralis.

Pedro Mello Breyner alinhou com o Yamanha em que participou no DakarA importância e o desafio desta prova podem ser confirmados pelo facto de atuais e antigos campeões nacionais terem marcado presença na foto de família, em que não compareceram José Cruz, Hugo Lopes e José Gomes.

Vários campeões nacionais na foto de família do Guarda Racing Days

Alexandre Borges sagrou-se vencedor absoluto

Após as duas mangas competitivas, a organização reuniu os melhores pilotos de cada categoria para um par de eliminatórias e uma finalíssima.

Valorizar ainda mais o espetáculo foi o objetivo, de resto, plenamente alcançado.

A 1.ª meia-final foi muito renhida: o duelo entre Fernando Peres (Ralis) e Alexandre Borges (Off Road) foi empolgante. Os pilotos deram tudo e o que tinham, com Borges a conseguir menos um segundo do que Peres.

Na 2.ª meia-final, alinharam os vencedores das categorias Todo Terreno e SSV, ou seja, Manuel Correia (Mitsubishi Evo), e Armindo Araújo (Can-Am), que acabou por sentir problemas de direção a meio do traçado, acabando por abandonar a prova. Manuel Correia conseguiu 3:04.188 minutos.

A finalíssima teve como protagonistas Manuel Correia e Alexandre Borges. À primeira vista, uma luta inglória para o pesado e potente Mitsubishi, mas equilibrada e justa do ponto de vista de espetáculo.

Perante muito público, Manuel Correia deu espetáculo ao volante do Mitsubishi Racing Lancer HRX

 

O público acorreu em grande número para ver em ação figuras de primeiro plano do desporto automóvel nacional.

Para além do triunfo absoluto de Alexandre Borges, referência para os vencedores nas diversas categorias: Fernando Peres, José Cruz e Hugo Lopes (Ralis); Manuel Correia, Rui Sousa e David Spranger (Todo-o-Terreno) ; Alexandre Borges, Pedro Rabaço e Sérgio Bandeira (Off Road e Kartcrosse) e Armindo Araújo, Pedro Leal e Pedro Matos Chaves (SSV).

Com a experiência adquirida ao longo desta edição pioneira, tudo aponta para que o Guarda Racing Days se afirme em pleno, no panorama dos desportos motorizados.