Depois de 15 títulos oficiais no Karting em apenas cinco épocas, Guilherme de Oliveira vai transitar para a Fórmula 4 espanhola em 2021, integrado na equipa FA Racing Team by Drivex, formação de Miguel Angel de Castro e do bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso. O jovem português, de apenas 16 anos, já tinha dado nas vistas na sua estreia absoluta nos monolugares, em novembro de 2020, quando conseguiu um 4.º lugar na ronda da Fórmula 4 espanhola em Jarama.

Agora, o objetivo é evoluir na ‘escada’ dos fórmulas de promoção, e logo com o apoio direto de uma figura como Fernando Alonso, que vai regressar à Fórmula 1 este ano.

“É um sonho tornado realidade”, admitiu o jovem piloto de Vila Nova de Gaia. “Nos últimos anos tenho trabalhado muito e com bons resultados no karting, sempre com o objetivo de dar este salto para a F4. Fazê-lo com a FA Racing Team é espetacular! O Fernando Alonso sempre foi o meu ídolo, aliás sempre fui o número 14 por inspiração nele. É um grande orgulho representar as cores portuguesas ao serviço da equipa FA Racing Team by Drivex e quero agradecer esta grande oportunidade ao próprio Fernando Alonso, ao Miguel Angel de Castro e à Synergy, que gere a minha carreira. Estou motivado e com toda a vontade de começar os testes de preparação”, referiu Guilherme de Oliveira.

Por seu turno, Miguel Angel de Castro, proprietário da equipa Drivex e representante da FA Racing Team, confirmou que “este ‘namoro’ com o Guilherme começou já no ano passado. O ADN da FA Racing Team é 100% vencedor e vimos no Guilherme essa mesma forma de estar, pelo que tanto eu como o Fernando Alonso colocámos logo como prioridade contar com ele. Estou muito contente por termos conseguido garantir o Guilherme na nossa equipa e mal podemos esperar pelo inicio do campeonato e ver o que ele é capaz de fazer com as cores da nossa equipa”, apontou o responsável espanhol.

Guilherme de Oliveira é representado pela Synergy Driver Performance, empresa fundada por Duarte Félix da Costa e Gonçalo Gomes, que se encarrega da gestão de carreira e driver coaching de jovens pilotos. Félix da Costa assumiu que “para nós enquanto Synergy é um prazer poder apoiar o Guilherme na ascensão aos monolugares. Pelo que conquistou no karting e pelo que vimos dele nos testes de Fórmula 4, tem o talento e a determinação para vingar. O interesse da FA Racing mostra isso mesmo e agora é hora de trabalhar e preparar bem o inicio da época, para estar na máxima força na primeira prova”.

Calendário Fórmula 4 espanhola

10-11 Abril: Jarama (ESP)

24-25 Abril: Spa Francorchamps (BEL)

9-11 Julho: Portimão (PRT)

31 Julho / 1 Agosto: Motorland (ESP)

18-19 Setembro: Valencia (ESP)

2-3 Outubro: Jerez (ESP)

13-14 Novembro: Barcelona (ESP)