Com apenas 11 anos, Guilherme Morgado mostrou no arranque do Campeonato de Portugal de Karting, em Leiria, que é um fortíssimo candidato ao título de campeão nacional na competitiva categoria X30 Mini. O jovem piloto de Loures esteve muito próximo de ganhar no sábado (2.º lugar) e depois conquistou uma brilhante vitória no domingo, que o levou à liderança do campeonato.

Já com quase uma dezena de títulos nas categorias Iniciação e Cadete 4T, Guilherme Morgado está em boa posição para reforçar o seu palmarés também na categoria X30 Mini, pois saiu da primeira jornada dupla da época, realizada em Leiria, como líder do Campeonato de Portugal de Karting Toyota.

Competindo num forte pelotão, o promissor piloto, de apenas 11 anos, esteve sempre na discussão pelo primeiro lugar nas duas provas do fim de semana. No sábado, conseguiu a pole-position nos treinos cronometrados, foi 2.º classificado na manga de qualificação e depois ficou a escassos 0,050s (!) da vitória na Final, após sofrer um toque na última curva da corrida! No domingo, Guilherme Morgado esteve simplesmente imperial e bateu toda a concorrência nos treinos cronometrados, na manga de qualificação e na Final, somando a pontuação máxima: 39,5 pontos. Com estes resultados, o piloto de Loures saiu da jornada de abertura como líder isolado do Campeonato de Portugal de Karting Toyota.

“No Open de Portugal, igualmente em Leiria, também tinha estado muito rápido e agora conseguimos vencer e acumular muitos pontos para o Campeonato, portanto o início de época tem sido muito positivo”, afirmou o jovem piloto, que integra a equipa EKO/Birel ART Portugal. “Só foi pena aquele toque na última curva da Final de sábado, caso contrário poderíamos ter ganho as duas provas. Sinto-me bem, o kart também esteve em excelentes condições e dedico esta vitória à minha família, à minha equipa e aos meus patrocinadores, que são fundamentais para eu lutar pelo título de campeão”, referiu Guilherme Morgado, após subir ao topo do pódio em Leiria.

A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, nos dias 20 e 21 de abril.