Apesar de ter apenas 11 anos de idade, Gustavo da Silva já se juntou ao lote de pilotos com duas vitórias na emblemática Taça de Portugal de Karting, a prova-rainha do calendário nacional. Jovem piloto da Birel ART Portugal mostrou o seu talento em Braga e conquistou vitória emocionante na categoria X30 Mini.

Ganhar a Taça de Portugal, a mais histórica competição do Karting nacional, é o objetivo de qualquer jovem piloto da modalidade, sendo até frequente que alguns regressem a este desporto especificamente para disputar a prova. Com apenas 11 anos, Gustavo da Silva já tem duas Taças de Portugal no currículo, depois de juntar o título obtido este fim de semana, em Braga, à vitória conquistada em 2020, no Kartódromo Internacional do Algarve, também na categoria X30 Mini.

O promissor piloto da Birel ART Portugal, que este ano se destacou no exigente Campeonato de Espanha de Karting, começou por ganhar a segunda manga de qualificação, no sábado, repetindo depois a performance na Pré-Final, no domingo, sempre com batalhas intensas em pista.

Na Final, repetiu-se o duelo emocionante com Martim Marques, dois pilotos que terminaram separados por escassos 0,244s, com vantagem para Gustavo da Silva. “Foi um fim de semana incrível, com muitas batalhas em pista e com uma vitória que nunca irei esquecer”, afirmou Gustavo da Silva. “Ganhar a Taça de Portugal é uma sensação espetacular e é a recompensa por todos os treinos, todas as corridas, todo o trabalho que fizemos este ano com a equipa em Espanha e no IAME Euro Series. Dedico esta vitória à minha família, aos meus patrocinadores, amigos e a toda a equipa da Birel ART Portugal, em particular ao meu mecânico Paulo Martins (PTM) e ao meu ‘coach’ Ricardo Borges”, enalteceu o jovem piloto de Cascais, uma das grandes promessas do Karting nacional.