A 29.ª edição da Rampa do Caramulo confirmou a superioridade de João Fonseca e do espanhol Silver Car, que chegaram à quinta vitória em cinco provas no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. Hélder Silva (Juno) e José Correia (Osella) também subiram ao pódio, numa prova onde Flávio Saínhas (Ford Escort) voltou a triunfar entre os Clássicos.

Após as cinco primeiras provas da época, e quando estamos a três do fecho do ano, João Fonseca deu um passo importante rumo ao título absoluto e nos Protótipos, vencendo a tradicional Rampa do Caramulo.

Aos comandos do Silver Car EF10, o piloto do Sporting Clube da Covilhã dominou a prova do Targa Clube desde o arranque, sendo o mais rápido em todas as subidas de prova. Fonseca não logrou bater o seu tempo de sábado, nas duas subidas de prova que realizou na jornada final de domingo. Para o seu tempo final, contaram essa primeira subida e a última que realizou, vencendo com um total de 2:37.278.

Hélder Silva e João Fonseca: uma imagem de fair play

Atrás de si, honras de presença no segundo degrau do pódio para Hélder Silva (Juno CN 09) que sai ainda mais motivado do Caramulo por ter encurtado a diferença para Fonseca nos duelos diretos, subida a subida. No fecho, ficou a apenas 2,6 segundos de distância e “ameaça” chegar a um triunfo ainda esta época.

Também cada vez mais forte está José Correia. A habituação ao Osella PA2000 Evo2 do JC Group Racing Team continua a dar frutos e o piloto garantiu mais um pódio absoluto, terminando no terceiro lugar, a 5,4 segundos do vencedor.

José Correia voltou a subir ao pódio

Quem saiu do Caramulo “fã” das rampas foi Vítor Pascoal. O bicampeão nacional de ralis, na categoria GT, deu espetáculo com o seu Porsche 991 GT3 Cup, vencendo a categoria GT e garantiu o sexto lugar na geral absoluta. Promete voltar mais vezes.
Vítor Pascoal venceu entre os GT com o Porsche 991 GT3 Cup

Na luta entre os muitos “galos” para o poleiro entre os Turismo, a competição foi brava e emocionante. Luís Nunes voltou às vitórias. O autêntico “foguete” de Valpaços esteve imparável com o Ford Fiesta ST R5 e foi o justo vencedor global da categoria e na Divisão Turismo 2, garantindo ainda o quarto lugar da geral absoluta.

Luís Nunes foi o mais forte nos Turismos

Nesta quinta prova, Hugo Araújo e o Subaru Impreza da Bracardox não conseguiram contrariar o domínio de Luís Nunes. Saíram do Caramulo com o segundo lugar na divisão e na categoria, bem como um excelente quinto posto absoluto. Registo para a terceira posição na Divisão 2 do BMW M3 de Luís Silva, que reclamou ainda um 10º posto na geral final da prova. O jovem bracarense José Rodrigues voltou ao CPM JC Group, depois de ter corrido na Falperra, esteve sempre muito competitivo ao longo do fim-de-semana e junta desta vez o triunfo da Divisão 4 ao terceiro lugar global dos Turismo. Forma com o seu Honda Civic TCR uma dupla de respeito.

Flávio Saínhas voltou a ganhar nos Clássicos

Quanto às contas da Divisão Turismo 3, destaque para a quarta vitória consecutiva de Joaquim Teixeira e do Seat Leon Supercopa Mk3. Não deu veleidades na luta pela divisão, sendo sempre o mais forte, ao longo de toda a prova. Gabriela Correia (Seat Leon Supercopa Mk3) voltou a ser segunda, cabendo novamente a Sérgio Nogueira fechar o pódio, tripulando um Renault Clio RS.

Na Divisão Turismo 1, temos novo vencedor na época. Rendido ao poderio das quatro rodas motrizes, Parcídio Summavielle compareceu à partida da Rampa do Caramulo com um Skoda Fabia R5. Foi tiro e queda. Ninguém o conseguiu parar e não só venceu a divisão como terminou num magnífico quarto lugar da categoria, provando, uma vez mais todo o seu enorme talento. Sem capacidade para contrariar o domínio do fafense, Alberto Pereira levou o seu Mitsubishi EVO VII ao segundo posto, na frente de Ricardo Gomes, terceiro classificado no seu regresso ao volante do Mitsubishi EVO X.

Flávio Saínhas volta a vencer e convencer

Faltou às duas primeiras provas da temporada, na Penha e na Falperra. Desistiu, com problemas de motor, na Serra da Estrela. Nas duas únicas provas que fez até ao momento, sem qualquer problema, venceu e convenceu. De seu nome Flávio Saínhas e, prova após prova, ostenta um talento na condução que o transforma num crónico candidato aos lugares de relevo do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group.

No Caramulo, resistiu à pressão e ao forte embate no duelo que protagonizou com Ricardo Loureiro e Fernando Salgueiro, ambos a “jogar em casa” e sempre muito fortes com os Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team. Na subidas de prova não deu hipótese e o seu Ford Escort MKI foi sempre o mais rápido. Vitória imperial na geral dos clássicos e na Divisão 5, onde foi secundado por Carlos Oliveira (Porsche 911 SC) e por Luís Moutinho (Ford Escort RS 1800), segundo e terceiro, respectivamente. Loureiro foi um justo segundo classificado, sendo ainda premiado com a vitória na Divisão 6, onde Salgueiro foi segundo e Rui Gama (Austin Clubman) terceiro.

O plantel de pilotos no Caramulo

Nas contas das taças para os carros com cilindrada até 1300, João Diogo Santos (Fiat Punto 85 Sport) voltou a vencer a TPM 1300, na frente de Francisco Milheiro, (Peugeot 106). Domingos Fernandes levou o Autobiachi A122 Abarth ao triunfo na TPCM1300.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue já dentro de 15 dias. A sexta prova decorrerá em Murça, sob a égide organizativa do CAMI Motorsport.

CLASSIFICAÇÃO ONLINE

FOTOS: Zoom Motorsport