Como já é hábito, a Rampa da Penha – Paisagem Protegida alternou entre condições de piso seco e molhado e isso dificultou a tarefa dos 44 pilotos em prova, 38 deles no evento nacional. João Fonseca, campeão nacional em 2015, regressa esta época ao campeonato e estreava-se ao volante do espetacular Silver Car EF10, conseguindo mesmo levar o protótipo espanhol ao triunfo no asfalto de Guimarães.
O piloto da Covilhã, que já tinha vencido na Penha em 2011 e 2015, terminou com 2,974s de vantagem sobre Hélder Silva (Juno CN09), que foi sempre o adversário mais direto de João Fonseca e que foi o mas rápido na segunda subida oficial. O piloto do Juno terminou no degrau intermédio do pódio e mais atrás a jovem Gabriel Correia fez um brilharete ao volante do SEAT León Mk3.
Com apenas 16 anos, e sem nunca ter corrido no traçado da Penha visto que só se estreou na Rampa da Falperra de 2018, Gabriela Correia conseguiu o terceiro lugar absoluto e venceu a competitiva categoria Turismos, tornando-se a mais jovem piloto de sempre a subir ao pódio absoluto numa rampa em Portugal.
Também com um SEAT León Mk3, Pedro Marques ficou logo atrás de Gabriela Correia, no quarto lugar absoluto, enquanto Nuno Guimarães colocou o BRC no top 5 absoluto, no segundo lugar entre os Protótipos e como vencedor do Grupo CM.
Outro piloto de regresso à Montanha é Ricardo Gomes e o bracarense estreou-se com um Mitsubishi Lancer Evo X com um sexto lugar absoluto, terceiro entre os Turismos e com a vitória nos Turismos 1.Outro Mitsubishi Lancer, o Evo VI de Alberto Pereira, foi o sétimo da geral absoluta na Penha, seguido de Parcídio Summavielle, que pilotou nada menos de dois carros diferentes na mesma rampa, um Peugeot 208 e um Datsun 240Z. Logo atrás ficaram Luís Nunes, o mais forte entre os Turismos 2 na estreia com o Ford Fiesta ST R5+, e José Pedro Gomes, ao volante de um KIA Rio. Refira-se ainda que um dos candidatos à vitória na Penha, José Correia, ficou fora de prova no sábado, devido a um toque na estreia com o Osella.
Já no Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, a vitória ficou para o Ford Escort Mk2 pilotado por Ricardo Loureiro, enquanto na Taça de Portugal de Montanha o mais rápido foi o jovem João Diogo Santos (Fiat Punto 85), na frente de Paulo Pereira (Suzuki Swift), que venceu a primeira edição da Fans Cup, atribuída pelo grupo Portugal Hillclimb Fans.
A segunda prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group será a tradicional Rampa Internacional da Falperra, pontuável para o Europeu FIA de Montanha, entre os dias 10 e 12 de maio.
RAMPA DA PENHA – CLASSIFICAÇÃO ONLINE